Navegolandia » Animais » Dromedário e Camelo diferença

Dromedário e Camelo diferença

Camelos e dromedários são alguns dos animais mais incríveis do mundo, entretanto muita pessoas não sabem diferencia-los. Confira nesta matéria a diferença entre este animais e suas curiosidades.

Em vários filmes que registram os desertos africanos, costumamos nos lembrar dos animais que caracterizam esse cenário e logo nos vem à mente a imagem de um camelo, entretanto apesar de dromedários e camelos serem espécies de animais muito próximos se diferem por sua região. Quem realmente habita aqueles desertos vistos em tantos filmes são os dromedários, ambos apresentam diferenças físicas e regionais.

Camelos e dromedários

Diferença entre camelo e dromedário
(foto: reprodução)

Diferenças

Existem três principais diferenças entre as duas especies, que já tiveram um ancestral em comum, são elas: o número de corcovas em suas costas, a altura e o tipo de pelo, além de habitarem diferentes regiões do planeta, ambos provavelmente vieram de um ancestral em comum que viveu na America do norte há milhares de anos e as duas especies até podem cruzar entre si sem nenhum problema, pois ambos carregam características genéticas muito próximas.

O Dromedário (Camelus dromedarius) tem apenas uma corcova, ele habita as regiões desérticas da Africa e do oriente médio, conhecido por ser um animal muito resistente e veloz, a velocidade de sua corrida chega a 16 km/h e andar interruptamente por até 18 horas, assim como o Camelo que também consegue passar longos períodos de tempo sem necessitar beber água, é muito valioso entre as pessoas que habitam o deserto.

O Camelo (Camelus bactrianus) tem duas corcovas, ele habita a região da Asia Central, são bem mais lentos que o seu primo dromedário e anda cerca de 5 km/h, em compensação conseguem carregar cargas pesadas sem problemas por até 50 km. Tem a característica de passar longos períodos de tempo sem beber água, alguns registros relatam de animais que chegaram a ficar 17 dias sem beber um único gole de água.

Curiosidades

As corcovas formadas nas costas desses animais são recipientes de importantes reservas de gordura. Dos dromedários é um pouco maior e comparação ao dos os camelos e estes possuem pelos longos, principalmente nas partes mais baixas do corpo como as coxas. Os camelos podem beber até 200 litros de água, esses animais tem um excelente senso de orientação e conseguem encontrar água em até 50 km de distância.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Regras da natação resumo
Duração do Parto Cesaria
Dromedário e Camelo diferença