Navegolandia » Novidades » Durabilidade dos cabos de vela

Durabilidade dos cabos de vela

Saiba neste artigo a resistência dos cabos de vela e quando trocá-las. Mais informações em detalhes sobre o assunto você acompanha aqui!

A vela é uma peça fundamental para o funcionamento do motor de um veículo, eles mantém o consumo de combustível moderado, contribui para o regulamento da emissão de gases poluentes e oferece potência ao motor. As velas tem função de introduzir a energia de ignição na câmara de combustão e, através da faísca elétrica gerada entre os eletrodos, iniciar a queima da mistura ar/combustível. Se a energia não chega corretamente às velas, nada acontece.

durabilidade de cabos de vela

Cabos de vela
(Foto:Reprodução)
Disponível em: www.spaturbo.com.br

Verificando os cabos

Aconselha-se retirar apenas um cabo por vez para verificar. Jamais puxe-os, retire apenas nas pontas. Os cabos são feitos de borracha sintética ou silicone que suportam altas temperaturas, mas se encostarem no bloco quente do motor podem derreter.  É preciso procurar qualquer tipo de anomalia existente nos cabos como rachaduras, mancha de óleo no interior, etc. Recomenda-se checar sempre nas revisões periódicas.

Trocando os cabos

A troca recomendada dos cabos e feita a cada 40 mil km rodados, caso o motor seja a gás o valor cai para 10 mil km, essa é a durabilidade média caso não haja nenhum problema. Para troca-los, recomenda-se conferir para ter certeza se não há nenhuma brecha, afim de evitar choques.

Preço de um cabo de vela

Para quem está preocupado saiba que um cabo é bem barato, um pode custar R$ 30, podendo ser encontrado em qualquer loja de ferramentas para veículos. Lembre-se de fazer a troca apenas com um mecânico autorizado, assim evitará problemas futuros.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Durabilidade das lâmpadas de LED
Vitamina B3 benefícios e riscos
Durabilidade dos cabos de vela