Navegolandia » Saúde » É possível engravidar com as trompas ligadas

É possível engravidar com as trompas ligadas

A ligadura das trompas é um método muito utilizado, mas tem suas consequências como quase todas as intervenções cirúrgicas, por isso é importante ter plena certeza em realizá-la, pois depois será mais difícil revertre o processo, tão pouco adquirir outra gestação.

A ligadura de trompas tem sido uma das opções escolhida por diversas mulheres que não desejam ter mais filhos, uma vez que esse método conhecido cientificamente como laqueadura, é um processo definitivo, que consiste no fechamento das tubas uterinas da mulher.

De acordo com a Lei que trata desse tem, a pessoa que quiser ser amparada pelo procedimento de contracepção cirúrgica, precisa ter 25 anos de idade e no mínimo dois filhos e nos casos de pessoas que possuem problemas graves relacionados a gestação, sendo assim poderão receber todo o apoio coberto pelos planos de saúde.

Feito a laqueadura, a mulher terá muita segurança em não poder ter outra gestação, pois o percentual de falha nas laqueaduras chega a ser de um a cinco para cada mil pessoas. Lembrando que nenhum método contraceptivo possui eficácia total, mesmo a vasectomia feita em homens.

barriga de gestante

O Brasil é líder no ranking de laqueaduras, com cerca de 40% das mulheres, em idade reprodutiva esterilizadas.

Os dois feitos em ambos os gêneros podem ser revertidos, mas não de forma simples. No caso da ligadura, as trompas passam por uma agressão intensa, seja por corte ou amassamento, por isso ao realizar uma reversão haverá problemas na função tubária, uma vez que possa acontecer uma gravidez, ela poderá ser tubária, trazendo risco eminente a saúde da gestante.

Dependendo da técnica utilizada na laqueadura, a mulher pode sim engravidar, devido a um vento chamado de recanalização espontânea das trompas, que possibilitará a fecundação do óvulo. Frequentemente, o maior índice de casos em que acontecem gravidez pós laqueadura é entre as mulheres jovens, poi apresenta quantidade maior de fertilidade do que as demais.

O procedimento deve ser analisado e escolhido com muita atenção e certeza, pois trata-se da geração de vidas, uma vez arrependida, a mulher poderá ter consequências irreversíveis caso queira planejar uma gestação. O ideal é procurar um médico especialista e tirar todas as dúvidas sobre o método.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Anticoncepcional usado de forma irregular atrasa a menstruação
Atraso da Menstruação com Uso do Anticoncepcional
Anticoncepcional periodo de 7 dias