Navegolandia » Educação » Endurecimento secundário dos aços rápidos

Endurecimento secundário dos aços rápidos

Os aços rápido são conhecidos por sua rápida fabricação e pela alta resistência. Saiba mais sobre o aço rápido e como ele é produzido. Outras informações em detalhes sobre o assunto você acompanha no decorrer desta matéria.

Os aços rápidos, assim como são denominados, são usados para cortes rápidos em alguns materiais. Outra caraterística desse tipo de aço é a sua capacidade manter sua dureza estável, mesmo em temperaturas elevadas de até 600 graus Celsius. Os aços rápidos são usados principalmente para fazer brocas, serras, alargadores , escariadores e entre outras ferramentas de torneamento.

Os chamados aços rápidos são obtidos por fusão, ou seja, a junção entre dois ou mais metais diferentes em elevadas temperaturas que os aquecem até o seu ponto de fusão. Os metais são derretidos e podem se unir se forem manuseados de forma correta. O aço rápido pode ser temperado no banho de sal estando a uma temperatura de 550°. Após a equalização pode ser resfriado a ar até a temperatura de toque.

O aço só vai atingir a dureza máxima depois do revenimento, isso ocorre justamente por ele ser um aço com endurecimento secundário. A fabricação de peças com aço rápido é um processo muito complicado pois a temperatura para austenitização é bem próximo ponto de fusão do metal, por isso é recomendado um pré-aquecimento do aço divido em duas etapas para minimizar os efeitos de choque térmico.

As temperaturas do processo podem variar entre 600 à 650 graus Celsius na primeira etapa, 840 à 880 graus Celsius na segunda. Alguns metais ainda podem exigir uma terceira carga de aquecimento, devendo ser aquecido durante alguns minutos no processo de austenitização. Ao final do processo o aço pode alcançar níveis de endurecimento entre 54 à 56 HRC.

como é feito o aço rápido

Aço rápido

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Faculdade para Terceira Idade
Aula em Espanhol
Endurecimento secundário dos aços rápidos