Navegolandia » Educação » Explicação dos conflitos da revolução de 1930

Explicação dos conflitos da revolução de 1930

A revolução de 1930 ou o golpe militar de 1930, é um capítulo importante na história brasileira que decretou o fim da república velha. Saiba mais sobre os conflitos e intrigas desta época neste artigo.

Até 1930 o Brasil vivia o período de um governo oligárquico, no qual os estados de São Paulo e Minas Gerais detinham um acordo envolvendo a presidência do Brasil. Ambos se alternavam elegendo um presidente a cada mandato e essa politica ficou conhecida como café com leite. E foram várias as situações que levaram ao golpe de 1930, mas para chegar até a famosa revolução de 30 devemos compreender o contexto histórico da época.

golpe de 1930

Getúlio Vargas e sua comitiva
(Foto: Reprodução)

1930 ano de eleição e o Presidente Washington Luís que era o presidente que deveria deixar o cargo e um candidato mineiro deveria assumir, porém São Paulo lançou um novo candidato paulista. Julio Prestes recebeu todo o apoio paulista e acabou ganhando as eleições, quebrando a politica do café com leite, que até a presente data estava a vigorar. As elites mineiras e de outros estados como Rio Grande do Sul e Paraíba, se revoltaram com a eleições que exibia diversas provas de fraude.

Simultaneamente ocorria o descontentamento pelas eleições, o povo também estava revoltado devido a situação ruim que o Brasil passava na época que fora motivado principalmente pela queda da Bolsa de valores em Nova York 1929 ( a famosa crise de 29 e os anos sequentes ficariam conhecidos na história como anos de depressão no âmbito econômico) que afetou drasticamente todos os países. O governo de Minas Gerais tinha apoiado a candidatura de Getúlio Vargas que fazia parte da Aliança Liberal. Getúlio era militar e governador do Rio Grande do Sul e no dia 3 de outubro de 1930 uma junta militar organizou o golpe e tirou Washington Luís do poder.

Após o Golpe militar, Getúlio Vargas assumiu o comando do governo provisório, marcando o fim da república velha. Getúlio se manteve até 1934 e depois uma assembleia constituinte comandou o país até 1937. Mas com o apoio militar, Getúlio permaneceu até 1945 período que ficou conhecido como estado novo que durou até 1950.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Regras da natação resumo
Onde ficar Veneza
Lugares para conhecer em Buenos Aires