Navegolandia » Educação » Faculdade para Terceira Idade

Faculdade para Terceira Idade

As faculdades destinadas para os idosos tem com intuito, aprimorar e renovar o conhecimento das pessoas da terceira idade, estas faculdades não são regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC). Esta faculdades fazem parte do programa de faculdade para terceira idade (FATI).

Estas faculdades não são regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Programa de faculdade para terceira idade - FATI

As faculdades destinadas para os idosos tem com intuito, aprimorar e renovar o conhecimento das pessoas da terceira idade. Essas faculdades não são regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC), e por não existir essa ligação, as instituição não possuí uma categoria solene de graduação. Sendo assim, as mesmas tem total liberdade de criar suas próprias grades curriculares, determinando tempo, duração e disciplinas.

Essas disciplinas estão variadas entre cultura, artes, política, economia, até temas da atualidade. Com isso, muitos está originando muitos alunos e frequentadores desses cursos pois os idosos podem procurar e estudar as disciplinas que os interessa. Esse curso não exige nenhuma comprovação de estudo ou curso superior e também não constituí em aplicação de provas ou notas, porem ele só é oferecido para pessoas maiores de 45 anos, e o aluno é obrigado a frequentar pelo menos 75% do curso para então sua conclusão e a obtenção de um certificado do estudo da terceira idade.

Acompanhe logo abaixo algumas opções de instituições que oferecem esses cursos privativos:

  • → Universidade Federal de São Caetano do Sul – ( UFCS)
  • → Universidade Metodista de Piracicaba – (UNIMEP)
  • → Universidade de Guarulhos (UnG)
  • → Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – ( PUC-SP)
  • → Universidade de São Paulo – (USP)
  • → Universidade Estadual de São Paulo – (UNESP)
  • → Universidade Federal de São Paulo – ( UNIFESP)

A duração desse curso pode ser subdividida em cinco períodos, sendo eles, básico, extensão 1,2 e 3. O curso com denominação básica tem uma duração de 1 ano e meio, onde oferece em sua grade dezoito disciplinas, sendo nove delas obrigatórias, três podendo ser escolhida pelo aluno, e as outras seis são desenvolvidas em atividades físicas práticas. O 1 º curso extensivo, já é voltado para os que já concluíram o curso básico, fazendo então, apenas um aprofundamento de algumas disciplinas que já foram indagadas. Esse curso também tem uma duração de 1 ano e meio, e a sua grade é composta por 15 disciplinas, sendo elas, seis consideradas de caráter obrigatório, quatro de escolha do aluno e seis que irão ser desenvolvidas em atividades físicas práticas.

Já o curso de 2º extensão, é direcionado para dar prosseguimento ao curso 1º curso de extensão. Sua grade é composta por dez disciplinas, sendo elas, sete obrigatórias, e três de escolha do aluno. Neste curso a opção de atividades fica a critério do aluno. E por fim o 3º curso de extensão que é denominado como avançado, pois finaliza o programa de faculdade para terceira idade (FATI). E a sua grade é composta por 8 disciplinas sendo, obrigatórias e 4 eleitas. Neste curso o aluno também tem a opção de participar ou não das atividades práticas oferecidas.

Para fazer as inscrições não é necessário nenhum tipo de vestibular ou prova, sendo somente requerido uma taxa de mensalidade e inscrição que varia em média de R$ 50,00 reais, entretanto para a conclusão do curso, exigi apenas a vontade de renovar os conhecimentos, fazer novas amizades, adquirir ocupações e interagir em grupo.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos: