Navegolandia » Educação » Fatos marcantes da Segunda Guerra Mundial

Fatos marcantes da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Grande Guerra deixou um legado que jamais serão esquecidos pela humanidade. Hiroshima,Nagasaki e Aushwitz são palavras que melhor remete ao conflito. Continue lendo e entenda os processos e fatos que se destacam no contexto da batalha mundial.

Antes de partir para a Segunda Guerra Mundial  em si é necessária  a observação ainda que superficial de alguns pontos que antecederam-a, para que nós aproximemos com maior dignidade dos fatos do conflito propriamente dito. Com a crise de 1929  que começa pelos Estados Unidos e depois corre rumo a Europa o nacionalismo se reforça juntamente com os reforços militares e políticas expansionistas. Paralelamente ao desenvolvimento do Nazismo (Alemanha) e do Fascismo (Itália).

A união dos países Alemanha, Itália e e Japão, todos com desejo de expansão bélica e territorial, resultou na formação que ficou conhecida por eixo. A invasão da Polônia em 1939  pelo conjunto  torna-se o marco inicial da Segunda Grande Guerra, pois é essa atitude que faz a França e a Inglaterra declararem guerra aos Alemães, por conseguinte, forma-se o outro grupo, o dos aliados tendo como integrantes  França, Estados Unidos, URSS e Inglaterra. Os Estados Unidos entram na Guerra,porem somente 1941, um dos motivos era maior preocupação em reerguer a nação após a grande depressão e sua mudança de postura quanto a batalha e motivada pelo ataque japonês a uma de suas bases, Pearl Harbor  próximo ao mar do Hawaii.

Bomba Atômica

Com o ataque atômico americano as cidades Hiroshima e Nagasaki o mundo presenciou uma se não a mais destruidoras das forças já criadas pelo homem.

Ao lado da entrada América no conflito há outros fatos marcantes do conflito mundial; primeiro ,a ascensão do eixo entre 1939 a 1941, período que o bloco conseguiu conquistar vários territórios como por exemplo a o Norte Francês, Noruega e Albânia;   subsequente, em 1941 a 1945 o Eixo sofre com algumas derrotas onde se destaca a perda para os russos durante seu rigoroso inverno.

O Eixo sofre sua maior perda com tomada de Berlim pela URSS e suicídio do líder alemão Hitler em 1945 devido a demora na rendição por parte do Japão o Estados Unidos tomou uma medida sem precedentes que marcaria o mundo para sempre, duas bombas atômicas lançadas uma sobre a cidade de Hiroshima outra em  Nagasaki, atitude totalmente desmedida e desnecessária que acometeu milhões de mortos.

Os campos de concentração de Aushwitz marcaram também para sempre a memoria do mundo, nesses locais milhões de Judeus foram exterminados ao mando de Adolf Hitler.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Comments are closed.