Navegolandia » Saúde » Fontes de vitamina D na alimentação

Fontes de vitamina D na alimentação

A vitamina D traz grandes benefícios para o corpo humano, principalmente à formação óssea. Veja neste artigo alguns alimentos que são ricos nesse tipo de vitamina.

A vitamina D é essencial para o nosso organismo, ela é famosa principalmente por ajudar na formação óssea do corpo. A mesma  também contribui para varias outra funções no corpo apesar que, a sua principal é facilitar a aborção do cálcio. Também ajudar a emagrecer, ajuda no crescimento, na hipertrofia dos músculos, diminui a formação de acne na pele e melhora a fertilidade da mulher.

dieta rica em vitamina D

alimentos com vitamina D
(foto: reprodução)

A vitamina D é, principalmente, produzida pela luz solar, quando o corpo recebe os raios solares ele começa a produzir a vitamina D, isso sem o uso do protetor solar É preciso saber o horário para tomar sol e o recomendado é entre às 10 horas e às 16 horas quando o índice de raios solares nocivos é menor. A falta de vitamina D pode provocar raquitismo, Oesteomalácea, Osteoporose e fragilidade nos dentes, enquanto o excesso pode provocar doenças renais, gota ou até doenças cardíacas.

A vitamina D também está presente na alimentação. Com a dieta certa é possível fortalecer os ossos e os músculos. Veja neste artigo alguns dos alimentos ricos em vitamina D.

  • Gema de ovo (contando em média com 1,1 mcg por unidade);
  • Queijo (a cada 100 g é possível encontrar 0,6 mcg do nutriente);
  • Iogurte (oferece 0,1 mcg a cada 100g);
  • Sardinha (um dos mais ricos contando com 4,8 mcg e 6,7 mcg a cada 100 g);
  • Cogumelos (a quantidade vai depender do tipo);
  • Salmão (outro muito rico oferecendo 650 IUs a cada 100g);

O alimento pode variar muito dependendo da quantidade e do tipo, é mais indicado o uso de ovo caipira, de preferência mexido ou cozido. O queijo suíço também conserva uma quantidade alta de vitamina D. O iogurte deve ser natural e não industrializado. Para os cogumelos dê preferência às marcas que priorizam o cultivo solar. Todo peixe é rico em vitamina D, eles devem ser prioridade em uma dieta voltada para essa vitamina.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Junta comercial RJ
Sucesso em vendas por telefone
Vitamina B3 benefícios e riscos