Navegolandia » Saúde » Formas de contagio do HPV

Formas de contagio do HPV

HPV é uma doença de alta periculosidade, devido a sua forma de contágio e outras particularidades que você saberá no decorrer desta matéria.

HPV é um vírus altamente contagioso onde a transmissão se dá predominantemente por via sexual, mas existe a possibilidade de transmissão vertical ( mãe/feto).  O vírus pode provocar a formação de verrugas na pele, e na regiões oral ( lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e uretra. 

formas de contagio do HPV

HPV
(Foto:Reprodução)
Encontrada em: http://www.icvacinas.com.br/tag/hpv

Transmissão

O fato do HPV ser um vírus altamente contagioso, o mínimo contato com a pele ou mucosa infectada pode transmitir a doença. Como já citado acima, a principal forma de contágio se dá através da relação íntima ou vertical ( mãe/feto). Atualmente o HPV é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais contagiosas. Não há um tempo certo para o surgimento dos sintomas, sendo o mais comum entre 2 à 8 meses, mas o vírus pode permanecer no corpo por até 20 anos sem apresentar sintomas. As lesões provocadas pelo HPV, se não tratadas, podem evoluir para um câncer, por isso a importância da prevenção.

Como prevenir

Lembre-se que o uso de preservativo é indispensável e a higiene nas região íntima também é uma forma de prevenir, não apenas o HPV, outras doenças sexualmente transmissíveis. Consulte regularmente o ginecologista e faça exames prescritos a partir do inicio da vida sexual. Não se descuide.   

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como tirar a casca do tomate
Impinge tratamento
Como cuidar de uma pele oleosa