Navegolandia » Educação » Formas de Energia Envolvidas na Queima do Carvão

Formas de Energia Envolvidas na Queima do Carvão

A queima do carvão é uma reação química exotérmica, cujo as formas de energia envolvidas neste processo de queima são: energia luminosa e energia térmica, acesse, veja o artigo e saiba mais informações.

A queima do carvão é uma transformação que ocorre através das reações químicas, a queima do carvão é classificada como exotérmica, devido a mesma apresentar duas formas de energia envolvidas. Sendo que as duas formas de energias envolvidas da queima do carvão são: energia luminosa e energia térmica. A queima do carvão é uma transformação química irreversível, sendo que alguns tipos de reações químicas são consideradas reversiveis.

Formas de Energia Envolvidas na Queima do Carvão

Embora seja uma excelente fonte de energia, o processo de queima do carvão lança no ar diversos gases e partículas sólidas poluentes.

A grande maioria das reações químicas se caracterizam por envolver a perda ou ganho de energia e/ou calor. Contudo a queima do carvão é uma reação química que se caracteriza por liberar e também por gerar energia. Desde meados do século XVIII, época referente a Revolução Industrial que o carvão passou a ser utilizado em larga escala, basicamente como principal fonte de energia.

A energia gerada através da queima do carvão era bastante utilizada nas locomotivas e nas máquinas. Atualmente o carvão ainda é bastante utilizado em algumas regiões como fonte de energia, principalmente em regiões que possuem usinas termo-elétricas. Embora seja uma excelente fonte de energia, o processo de queima do carvão lança no ar diversos gases e partículas sólidas poluentes, e ambos contribuem na degradação da camada de ozônio.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Qual tipo de lipídio não possui ácido graxo em sua estrutura
Homem que descobriu a eletricidade
Tom para Quebrar Taça no Grito