Navegolandia » Novidades » Freio ABS com EBD como funciona

Freio ABS com EBD como funciona

Os freios ABS foram uma das maiores novidades implantadas em vários modelos nestes últimos anos, assim como o sistema EBD que se tornou novidade junto aos freios ABS. Descubra neste artigo como acionar estes sistemas com segurança. Confira!

Os freios ABS foram uma enorme novidade em termos de segurança para veículos, certamente muitos acidentes foram evitados depois da implantação do sistema. A segurança é tanta que em 2014 uma lei foi aprovada especificando que, todo carro fabricado no Brasil a partir desta data, deverá ter freios ABS e airbag dianteiro. Oferecendo ainda mais segurança aos motoristas. Mas em contrapartida há um aumento nos preços dos veículos.

Frios ABS

Para explicar o sistema EBD, primeiro é preciso saber como funciona o freio ABS. Os freios ABS ou Anti-lock Braking System, que traduzido para o português significa Sistema de Freios Anti-Travamento, é  um dispositivo que não trava as rodas de imediato. Na verdade há uma desaceleração de forma gradativa e isso possibilita o carro desviar de obstáculos a frente.

Freios ABS com EBD

Junto ao ABS existe o EBD ( Eletronic Brake Distribution), sistema eletrônico acionado através de um válvula mecânica sensível à carga, ele basicamente distribui a quantidade de frenagem entre o carro de acordo com o peso em cada uma das rodas, fazendo com que o carro tenha mais estabilidade. Esse sistema não vem incluso em todo os carros e não é obrigado por lei a estar em todos os veículos, o mesmo é disponibilizado apenas em carros mais caros.

O EBD é principalmente funcional nas rodas traseiras, sendo muito útil caso o veículo esteja com bagageiro cheio, isso é válido porque a maioria dos carros costumam aplicar 2/3 da força nas rodas dianteiras e com a distribuição bem aplicada o carro não teria um impacto tão grande.

freios ABS com EBD

Freios ABS com EBD

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Celular android 2.2
Como utilizar os bônus do cartão Santander
Freio ABS com EBD como funciona