Navegolandia » Novidades » Frutose faz mal para o fígado

Frutose faz mal para o fígado

Saiba neste artigo se a frutose causa algum mal ao organismo. Outras informações relevantes sobre o assunto você acompanha no decorrer desta matéria.

A frutose é um açúcar natural encontrado em todas as frutas, em algumas há grandes quantidades enquanto em outras pequenas. Mas certo é que toda fruta possui frutose. E bem sabemos que a base da dieta humana é composta principalmente por carboidratos, entre as substâncias que ingerimos os principais carboidratos são os monossacarídios e os oligossacarídeos. Os monossacarídios são os que nos importa, trata-se de moléculas simples de  glicose (dextrose) e a frutose (levulose).

frutose e os seus males

Todas as frutas possuem frutose

A ingestão em excesso desse monossacarídio é um problema à saúde. Estudos recentes mostram que o excesso de frutose no organismo, mesmo se tratando de açúcar natural, pode gerar problemas diversos e principalmente quando essa substância chega ao fígado. O organismo, para controlar essa quantidade de açúcar, tem que produzir insulina. E como a frutose, em excesso, chega primeiro ao fígado, o órgão tem dificuldade para absorver-la e acaba liberando mais insulina.

Como o corpo se torna mais resistente a insulina que foi liberada, o organismo tende a liberar cada vez mais insulina para combater essa resistência, e é neste momento que surge a diabetes e vários problemas metabólicos, além de provocar hipertensão. Muitos estudos ainda estão sendo desenvolvidos para compreendermos melhor como funciona a frutose no organismo humano, mas sabe-se que consumir frutas diariamente in natura, nada de ruim aconetcerá.

O principal problema em relação a frutose vem na concentração de grandes doses dessa substância em alguns produtos, principalmente no xarope de milho, muito usado pela indústria de alimentos, para adoçar produtos e dar consistência. Podemos afirmar que a frutose em excesso faz mal, mas o consumo de frutas em quantidade razoável não provoca nenhum dano.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Maltodextrina engorda
Condiloma Tem Cura
Como Cuidar da pele do rosto aos 30 anos