Navegolandia » Saúde » Ginecomastia tratamento

Ginecomastia tratamento

O uso constante de anabolizantes causa ginecomastia na maioria dos jovens, que o utilizam para obterem maiores músculos. Porem essa atitude acaba acarretando problemas graves. Veja os detalhes.

A hipertrofia das glândulas mamárias chamada de ginecomastia, acomete os homens nas diferentes fases da vida em que estão acontecendo muitas mudanças hormonais – infância, adolescência e velhice. Algumas mudanças promovem o desenvolvimento excessivo no tecido da região mamária, fazendo com que esse local aumente sua proporção.

No entanto a ginecomastia, é uma alteração benigna, tratável e corrigível. Mesmo com a espessura de massa na região que pode variar de 1,0 a 10 cm de diâmetro. A ginecomastia é resultado da modificação dos mecanismos que mantém o equilíbrio entre as ações dos hormônios testosterona e estrógenos.

Adolescentes com idade entre 14 e 17 anos são propensos a ter essa alteração, já que estão na puberdade, momento em que o nível de hormônios estão trabalhando na formação de seu físico. Geralmente acontece progressão da mama, por isso é recomendável esperar pelo menos 2 anos quando surgir a alteração.

homem com ginecomastia

Por causa dos constrangimentos sociais e pessoais, a maioria dos homens que possuem ginecomastia, optam pela intervenção cirúrgica.

A ingestão de esteroides também provoca ginecomastia. Pesquisas indicam grande número de jovens que fazem uso desses anabolizantes para obter resultados mais rápidos, relacionados a exercícios da academia. Mas, muitos acabam adquirindo resultados negativos e precisam de intervenção cirúrgica para modificar as deformidades.

Homens com idade mais avançada poder ter como causa da ginecomastia outros fatores importantes, como câncer de mama. Por isso é necessário investigar todo o histórico médico, realizar consultas e exames clínicos para ter o diagnóstico completo.

Através de um parecer, o especialista poderá indicar o tratamento mais adequado a cada situação. Em alguns casos é feito uma reposição de testosterona de forma terapêutica com medicamentos específicos. Já na maioria dos casos, é feito uma cirurgia para remover parte do tecido glandular que se excede, retirando também a gordura ao redor do mamilo.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Hipotireoidismo tratamento
Tabela de Controle de Peso na Gravidez
Dieta para engordar 5 quilos