Navegolandia » Saúde » Gordura no Fígado Perguntas e Respostas

Gordura no Fígado Perguntas e Respostas

A esteatose hepática é uma alteração morfofisiológica dos hepatócitos, e essa alteração é decorrente de algumas desordens metabólicas que ocasionam o acúmulo de gordura no fígado, acesse e veja questionário informativo sobre a esteatose hepática.

A esteatose hepática caracteriza-se através do acúmulo de lipídios (gorduras) nos hepatócitos (células do fígado), tal como os triglicerídeos.

Esteatose Hepática

A esteatose hepática é uma alteração morfofisiológica dos hepatócitos, e essa alteração é decorrente de algumas desordens metabólicas que ocasionam o acúmulo de gordura no fígado, a mesma também é conhecida popularmente como uma espécime de degeneração gordurosa do fígado.

A esteatose hepática caracteriza-se através do acúmulo de lipídios (gorduras) nos hepatócitos (células do fígado), tal como os triglicerídeos. A esteatose pode se apresentar em graus variados, sendo que essa variação de grau dependerá da quantidade de gordura acumulada no tecido hepático.

A esteatose hepática é classificada como grau 1 e grau 2, nestes graus o acúmulo de gordura no fígado é bastante pequeno, e no entanto não leva à inflamação do órgão. A esteatose hepática de grau 1 e grau 2 são consideradas de grau leve. Já a esteatose hepática de grau 3 é considerada agravante, pois na mesma o acúmulo de gordura no fígado é significativamente maior e também se encontra em um estado prolongado. E neste quadro a esteatose pode facilmente evoluir para uma cirrose hepática, pois os hepatócitos sofrem danos contínuos, o que consequentemente causa a inflamação dos mesmos. Veja a seguir um questionário informativo sobre a esteatose hepática.

Questionário Informativo sobre a Esteatose Hepática:

Como a esteatose hepática evolui para o grau 3 e como é chamado o quadro em que a mesma se encontra?
Quando o acúmulo de gordura é significativo e a esteatose evolui de grau, consequentemente passando grau 1 e 2 para o grau 3, este quadro é chamado de esteato-hepatite e pode facilmente evoluir para a cirrose hepática.

O que é esteato-hepatite?
A esteato-hepatite é uma hepatite que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no fígado.

Quais fatores podem ocasionar o acometimento da esteatose hepática?
Vários fatores podem ocasionar o acometimento da esteatose hepática, sendo que os principais são os níveis elevados de triglicerídeos (colesterol), o consumo de bebidas alcoólicas, desnutrição, Diabetes Mellitus (diabetes tipo 2), sobrepeso (obesidade), uso contínuo de determinados tipos de medicações dentre outros.

Quais são os sintomas mais comuns da esteatose hepática?
A esteatose hepática praticamente assintomática, ou seja não apresenta sintomas, e por ser assintomática geralmente o diagnóstico da mesma é realizado “acidentalmente” através exames como tomografias e ultrassonografias computadorizadas (exames de imagem), ambos solicitados tendo como base outros motivos.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Aumenta o peso antes da menstruação
Sms para namorado de bom dia
Dores relacionadas a coluna cervical

Gostaria de Opinar ?