Navegolandia » Saúde » Grãos de farinha usados em regime

Grãos de farinha usados em regime

O consumo de grãos é ótimo para regular o intestino e na perda de medidas, além disso, ajuda a controlar os níveis de colesterol, favorecem a pele e proporcionam inúmeros benefícios para o organismo. Veja seus benefícios detalhados

Atualmente o consumo de grãos na alimentação têm sido a melhor saída para quem necessita e quer manter-se saudável e ter o peso ideal. Estudos de diversos países afirmam que a utilização de grãos são excelentes para ajudar na saúde em aspectos gerais.

Consumidos no mundo inteiro, os grãos contêm inúmeros benefícios, tais como os nutrientes de vitamina E e do complexo B, minerais zinco, selênio, ferro, fósforo, cobre e magnésio. Além de serem fontes imensas de fibras de carboidratos complexos e melhor, apresentam baixo teor de gorduras.

grãos de farinha integral

Contar com o auxílio de um nutricionista é importante para identificar os grãos mais importantes na dieta de cada organismo.

Os grãos de farinha mais utilizados estão entre os principais citados abaixo:

  • Arroz – O tipo integral é o mais recomendável pois retém todos os seus minerais, vitaminas e fibras. Possui textura e sabor mais acentuados, rico em vitaminas do complexo B e pequenas quantidades de cálcio e fósforo.
  • Aveia – É utilizada como cereais em flocos ou em biscoitos, tem alto teor de fibras solúveis, que auxiliam na baixa dos níveis de colesterol no sangue, além de contribuir para perda de peso.
  • Centeio – Possui pouco de glúten, porém mas consegue manter todos os seu nutrientes devido a densidade de sua estrutura, e excelente para dar flexibilidade as artérias e ajuda no trato digestivo.
  • Milhete – Um grão tradicional na Ásia, rico em carboidrato, proteína, acido graxo, manganês, magnésio, triptofano e fósforo.
  • Milho – Não contém glúten e é o único cereal que possui betacaroteno, que é um antioxidante, além de ter também fibras, carboidratos, e grande quantidade de vitaminas B1 e B3.
  • Triticale – Possui uma quantidade de proteínas mais alta que a do trigo e da soja, como um híbrido de trigo duro e centeio é ideal para alimentação orgânica.
  • Quinoa – Rico em aminoácidos essenciais, vitaminas, minerais e fibras, que auxiliam na recuperação dos tecidos e células. Pode ser usado no preparo sopas e refogados.

Os grãos certamente possuem inúmeras propriedades benéficas, mas o seu consumo não deve ser excessivo, uma vez que utilizados em quantidades exorbitantes podem reduzir a absorção e aproveitamento de alguns minerais como o cálcio e o ferro, por causa de um de suas substâncias denominadas fitatos.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Pirâmide alimentar
Como modelar a barriga em uma semana
Combinação de frutas pode ajudar no funcionamento do organismo