Navegolandia » Saúde » Herpes tratamento

Herpes tratamento

O herpes adquirido pode ficar por anos no organismo de uma pessoa, manisfestando-se quando a mesma tem queda da sua imunidade, momento em que poderá transmitir para outras pessoas saudáveis.

O Herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes humano HSV 1 e 2, que por sua vez se incuba em um determinado músculo do corpo, e quando a imunidade do organismo está em queda, ele se manifesta.

Existem dois tipos de herpes que acometem o ser humano:

O herpes mais simples é o mais frequente, aparece de vez em quando. Mas é totalmente contagioso, costuma manifestar-se no lado da boca, contorno dos lábios, nas nádegas, e órgãos genitais, em raros casos dentro dos olhos, o que pode acarretar a cegueira.

O herpes zoster ataca o organismo apenas uma vez e acaba imunizando a pessoa. No entanto provoca uma dor intensa, porque age destruindo o nervo em que está alojado. A dor pode persistir por vários meses ou anos, até que o nervo se regenere, o que é bastante demorado.

pessoa com herpes labial

As manifestações do herpes do tipo simples duram de cinco a sete dias e do tipo zoster, de 4 a 6 semanas.

O herpes se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas reunidas. Em ambos os casos, causa coceira, formigamento, ardor e agulhadas. Quando acomete a região genital, pode causar febre e ardor ao urinar, e sensações de choque, sintoma explicado pela afinidade desse vírus com as terminações nervosas.

A transmissão da doença se dá através de relações íntimas e também pelo contato direto com as lesões na pele ou mucosa. O uso do mesmo copo, por pessoa que tenha o vírus e beijos também são formas de contagio. Pegar sol em excesso expõe o organismo a radiação dos raios ultra-violeta, que agem bloqueando a ação das células de defesa do organismo, ou seja, com pouca imunidade, o corpo fica suscetível a adquirir o vírus.

O tratamento é feito a base de medicamentos antivirais, anti-inflamatórios e analgésicos que ajudam a diminuir o período de evolução da crise herpética e os sintomas. Já estão sendo feitos estudos e testes para se criar uma vacina preventiva contra o herpes, mas nenhuma teve eficácia comprovada. A melhor recomendação é prevenir, evitando os fatores de risco.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Tratamento HPV
Como Espantar as Mosca na Mesa das Refeições
Cachorro pode ter Conjuntivite