Navegolandia » Educação » História do feriado da Independência do Brasil

História do feriado da Independência do Brasil

Saiba neste artigo a história da independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro. Informações e algumas curiosidades sobre o fato você acompanha no decorrer desta interessante matéria.

O dia da independência do Brasil é comemorado no dia 7 de Setembro, data em que o príncipe Dom Pedro I teria dado o “Grito do Ipiranga” no qual se dirigia com sua comitiva com o grito de “Independência ou Morte” declarando a independência do Império Brasileiro  do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. 

História do Feriado

A história da independência se inicia com a chegada da família real no Brasil que fugia de Portugal devido a ameaça da invasão do exercito de Napoleão. Assim que chegou no Brasil, o rei D. João VI abriu os Portos para o comercio com outros países e implantou diversas reformas que fez o Brasil ser mais do que uma simples colônia de exploração. Após alguns anos, quando a situação já estava estável em Portugal, a corte portuguesa queria que o Brasil voltasse ao status de colonia novamente.

Com o descontentamento entre brasileiros que não queriam voltar a ser colônia portuguesa, a corte queria retroceder o Brasil a condição de colônia  exploração, mas os brasileiros se uniram para declarar independência e sob o comando de D. Pedro I, conseguiram negociar a independência do Brasil. 

Vários eventos marcaram essa história que culminou na independência. Verdade mesmo é que nunca houve uma guerra pela independência, mas houveram alguns conflitos entre brasileiros e portugueses. Estes eventos, como a noite das garrafadas, a Revolução do Porto, foram de extrema importância para declarar a posição de independência no dia 7 de setembro de 1822.  

Independência do Brasil Foto: Reprodução Disponível: http://cultura.culturamix.com/

Independência do Brasil

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Fotos e Mensagens de Aniversário
Que Dia é dos Namorados
Como desfilar no carnaval do rio 2013