Navegolandia » Mundo Feminino » Intervalo da pílula engravida

Intervalo da pílula engravida

O uso da pílula anticoncepcional deve ser regular mantendo as recomendações feitas sobre o medicamento, uma vez agindo assim auxilia na eficácia do mesmo, podendo evitar uma gestação indesejada.

Quando uma mulher opta por utilizar pílula anticoncepcional precisa seguir algumas regras básicas para manter a eficácia do medicamento. Entre elas está a condição do horário que deve ser sempre o mesmo para fazer a ingestão do comprimido. Caso aconteça o esquecimento, o recomendável é tomar a pílula em até 12 horas no máximo. Mesmo assim é necessário utilizar outro meio contraceptivo como a camisinha como garantia.

Nos dias em que se faz a pausa da pílula ocorre um sangramento semelhante à menstruação, mas que na verdade é um efeito artificial causado pela ação do anticoncepcional que aumenta os níveis de estrogênio, fazendo o cérebro trabalhe com o sistema reprodutivo preparando para uma possível gestação que realmente não ocorre, pois não há fecundação, ou seja dificilmente pode acontecer um gravidez.

pílula

Tomar a pílula diariamente, sem esquecimento e sempre no mesmo horário, garante proteção de aproximadamente 99%.

As hormonas que constituem a pílula, possui uma importante função que trabalha na suspensão de produção hormonal do organismo que cria e libera um óvulo a cada mês, como a pílula impede esse processo, se torna quase impossível engravidar em qualquer período do ciclo, até mesmo no intervalo do uso.

Se a pílula for tomada como indicado – diariamente, sem esquecimento e sempre no mesmo horário, a proteção é de aproximadamente 99% contra uma possível gravidez. No entanto é importante evitar o uso de medicamentos antibióticos e anticonvulsivantes ao mesmo tempo que se utiliza o anticoncepcional, porque essas substâncias podem diminuir o efeito do último.

Mesmo se acontecer eventuais problemas como o rompimento da camisinha, o risco de acontecer um gestação indesejada é mínimo. Por ser de grande vantagem é que o uso do anticoncepcional oral é escolhido por muitas mulheres, que além de ser eficaz ainda reduz as cólicas e o fluxo menstrual. Lembrando que qualquer alteração sentida no organismo relacionados a diferentes sintomas, deve ser relatado ao médico ginecologista, pois ele é o profissional ais indicado para prescrever o melhor tipo de anticoncepcional para cada organismo.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Anticoncepcional usado de forma irregular atrasa a menstruação
Atraso no início do anticoncepcional
Estou 6 meses sem tomar anticoncepcional