Navegolandia » Saúde » Labirintite tratamento

Labirintite tratamento

A infecção ou inflamação do labirinto causa a labirintite, comum problema que afeta cerca de 80% da população, mas em média a maioria não é diagnosticada com respectiva doença que tem cura, caso seja seguido corretamente o tratamento.

A comum afecção que consegue causar distúrbios no equilíbrio do corpo e também na audição, é denominada labirintite, o que caracteriza seu nome, pois a mesma afeta o labirinto – estrutura do ouvido interno e o vestíbulo.

Alguns fatores podem desencadear as crises de labirintite, em sua maioria são doenças neurológicas, problemas psicológicos, compressões mecânicas, aterosclerose, alterações genéticas e processos inflamatórios, infecciosos ou tumorais, como infecção por vírus ou bactérias, e ainda qualquer problema relacionado ao ouvido e etc.

mulher com labirintite

A tontura é uma sensação errada que se tem sobre o movimento do nosso corpo em relação ao ambiente e vice-versa.

As crises de labirintite são compostas de variados sintomas – tonturas e vertigens associadas ou não a náuseas, sudorese, vômitos, alterações gastrintestinais, perda ou diminuição da audição, desequilíbrio e zumbidos.

Através de exame otoneurológico completo é possível obter o diagnóstico correto se há mesmo índice de labirintite que está acometendo o paciente, uma vez que ouros problemas de saúde também representam sintomas semelhantes. Ao indicar a labirintite como sendo a doença em questão, o médico irá recomendar um programa que te como objetivo tratar progressivamente a labirintite.

O tratamento é divido em 3 fases – tratamento dos sintomas, tratamento da causa e recuperação do labirinto. Primeiramente é usado medicamentos para diminuir os sintomas mais frequentes que é são as vertigens, vômitos e tontura, em seguida, preocupa-se em tratar a irregularidade que está causando as crises, por fim é feito uma reabilitação como o uso ou não vasodilatadores, para facilitar a circulação sanguínea, melhorando o trabalho dos vasos.

Os médicos ainda recomendam alguns hábitos para evitar as crises de labirintite. São atitudes que também proporcionarão mais qualidade de vida para qualquer pessoa. Evitar o consumo de álcool e fumo, excesso de cafeína, altos níveis de estresse, controle de colesterol e glicemia, ingerir mais líquidos e praticar regularmente atividades físicas.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Endometriose tratamento
Diarreia tratamento
Sinais de trabalho de parto