Navegolandia » Educação » Leitura na educação infantil

Leitura na educação infantil

A leitura deve ser implantada nas séries iniciais da escola, pois assim o aluno aprende que é importante e necessário ter o hábito regular de ler.

Há muitos anos diversas instituições ligadas a educação veem colocando em pauta a questão da melhor forma de promover a inserção da prática da leitura no processo de ensino-aprendizagem do aluno, através de infinitas possibilidades, como por exemplo, a didático dos projetos educacionais.

Para muitos educadores essa medida deve ser aplicada desde as séries iniciais, portanto na educação infantil, pois sendo assim, a aprendizagem e o desenvolvimento do hábito de ler já está sendo implantado como concepção necessária para a criança.

Uma criança que possui desde cedo o hábito de ler, terá mais facilidade em identificar e opinar sobre diferentes assuntos. Além disso, o seu contato com a leitura provoca maior compreensão no contato com diversos ambientes e pessoas. O ato de realizar interpretações sucintas partem da pratica da leitura, sem ela é impossível abordar qualquer tema.

A leitura na educação infantil

O educador precisa desenvolver estratégias que diminuam as dificuldades interpretativas dos alunos.

Quando o aluno faz a leitura, se dá o encontro real entre dois sujeitos – o leitor e autor, que entre as linhas, palavras e imagens passam a interagir entre si, criando a forma concreta do objetivo principal da leitura: trazer o leitor para o mundo do autor, para que o mesmo compreenda sua ideias e conceitos.

Na educação infantil, a leitura deve ser trabalhada como uma atividade mais aprofundada, que desperte a imaginação e a curiosidade, o que faria com que os alunos se interessassem cada vez mais pelo hábito de ler. Os livros, logicamente, precisam ser adequados a cada idade, também podem ser intercalados em tipos de liros interativos, de observação, informativos e etc.

O educador deve compreender quão importante é o emprego da leitura para os seus educandos, e deve buscar a melhor forma de condicioná-los de forma prazerosa. O estímulo será a condição predominante para fazer com que eles entendam que a leitura sempre será um fator essencial para o desenvolvimento social, acadêmico e principalmente pessoal.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Leitura na educação infantil
Como ver as notas da escola pública
Lei da palmada o quê muda?