Navegolandia » Saúde » Ligamentos da coluna vertebral e suas funções

Ligamentos da coluna vertebral e suas funções

A estrutura da coluna vertebral segue alguns detalhes que em sua maioria são revestidos por junções e ligamentos os quais constituem todo o aparato dorsal do eixo ósseo.Tire suas dúvidas

A coluna vertebral também conhecida como espinha dorsal, é na verdade o eixo ósseo localizada no dorso do corpo, capaz de amortecer, sustentar e conduz apropriadamente o peso corporal. Além disso, promove a flexibilidade necessária para que os membros se movimentem, e ao mesmo tempo que protege a medula espinhal.

A coluna vertebral constitui de um esterno, as costelas e o tórax ósseo, fundamentais para os movimentos respiratórios. É ainda formada por de 33 vértebras, divididas em quatro partes – torácica, lombar cervical, e sacro-coccígea. Nessas regiões se encontram 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccígeas.

As articulações da Coluna Vertebral subdividem em dois sistemas formados por ligamentos, estruturas fibrosas que possuem a função associada à estabilidade profunda das vértebras em sua posição natural.

– entre os corpos vertebrais:

  • Ligamento longitudinal anterior – possui uma forma laminar, porém, se inicia na base do crânio e se estende até o sacro. Sua função é reforçar a estabilidade da coluna na sua porção anterior, estabilizando-a desde a articulação atlantoccipital até a transição lombo sacro.
  • Ligamento longitudinal posterior – é um ligamento laminar localizado dentro do canal vertebral, disposto na porção posterior dos corpos vertebrais. Sua estrutura ainda possui aspecto mais largo e uniforme, com nível torácico inferior.
coluna

A coluna como um todo possui regiões classificadas em cervicais, dorsais ou torácicas, lombares, sacrais e coccígeas.

 – entre os arcos vertebrais:
  • Ligamento amarelo – expansões que conectam a face anterior da lâmina superior com a face posterior da lâmina vertebral adjacente inferior. O nome se dá por causa da formação de seu tecido elástico amarelo, largos, finos e longos na região cervical, mais espessos na região torácica.
  • Ligamento interespinhal – se inicia no ligamento da nuca, entre a porção estabilizadora, no osso occipital e as apófises cervicais, se ampliando para as apófises sacras, tendo sua porção contínua.
  • Ligamento intertransversário – encontra-se na base lateral da coluna vertebral, podem fazer a interligação das apófises transversais.
  • Ligamento Cruciforme: formado por ligamentos superior, transverso e inferior, está localizado na base do crânio, tem função de comunicar-se com as fibras do ligamento alar.
  • Ligamento Costo transverso e Ligamento Radiado: unem a costela com o corpo vertebral às apófises transversas, o resultado da superposição de todos as vértebras se dá o canal vertebral, onde está a medula espinhal.
      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos: