Navegolandia » Novidades » Material usado em maquetes

Material usado em maquetes

Construir uma maquete é muito simples, mas trabalhoso pois trabalha com os detalhes de um tema, e precisa ser feito com materiais adequados para deixá-la mais próxima da realidade.

Muitas pessoas trabalham com maquetes, feitas comumente para a representação tridimensional de algo existente ou que será construído em uma escala reduzida, mas que também podem ser feitas em tamanho natural dependendo da representação a ser demonstrada.

maquete do estadio

Em diversos lugares há museus com exposições de maquetes.

A maquete serve tanto para uma idealização de projeto como para a exposição de um trabalho. Para se iniciar uma maquete é necessário antes ter um referencial, seja um esboço ou mesmo desenhos que funcionarão como planta do projeto onde terá a descrição do objeto que se tem pretensão de fazer.

O projeto deve estar completo com linhas, cortes e todos os demais detalhes e se necessário os elementos gráficos. O material utilizado para se construir uma maquete vai depender do tema e da aparência que a mesma precisa ter.

As opções são inúmeras e cada uma serve para necessidades diferentes, do mais simples ao mais sofisticado. No ramo de maquetes como regra em geral são utilizados os seguintes materiais:

madeira para maquete

A madeiras usada na base das maquetes é uma ótima opção pois são resistentes e leves.

  • Para a estrutura: Folha de isopor, folha de Eucatex, tampa de papelão grosso e firme, folha de papel cartão,, acrílico, plástico e o tipos de madeira OSB, Naval, chapa de compensado, tampo de madeira e MDF.
material EVA para maquete

Usando da criatividade é possível utilizar de diferentes materiais para criar uma maquete mais autêntica.

  • Para imóveis: caixas variadas de produtos alimentícios, de medicamentos, de cosméticos, de fósforo ou de produtos de limpeza; recortados de revistas, jornal, EVA (emborrachado), cartolina, papel crepom, papel corrugado e papel de bala.
tintas para maquete.

Com as tintas é possível criar inúmeras cores de acordo com o projeto real.

Além desses materiais também podem ser utilizados terra, areia, argila, barro modelado, massa de modelagem e vários tipos de tintas – guache, acrílicas, e tintas automotivas em spray.
Com as tintas é possível criar inúmeras cores de acordo com o projeto real.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Benefícios do Óleo de Prímula
Como cuidar de uma pele oleosa
Onde podemos encontrar o petróleo