Navegolandia » Saúde » Molusco contagioso tratamento

Molusco contagioso tratamento

O molusco contagioso é muito comum de atingir principalmente aquelas pessoas que possuem baixa imunidade, podendo permanecer no organismo por mais de um ano.

Uma doença muito comum que muito acomete as crianças, é o chamado molusco contagioso, uma doença provocada por um vírus da família Poxvírus, que consegue atingir as camadas superiores da pele. Atinge em grande maioria as crianças por que as mesmas ainda não possuem o sistema imunológico completo, o que facilita a contração do vírus.

criança com molusco contagioso

O contagio acontece de forma direta com as lesões, mas também de forma indireta, através do uso de toalhas, roupas e etc.

Sua característica se assemelha a de uma verruga, mas na verdade é uma lesão de cor róseo-amarelada, ou tipo de nódulo que comumente se inflama e se torna vermelho. As áreas que mais atingidas são os braços, axilas, tórax, abdômen e nos glúteos, mas também podem ser encontrados nas pálpebras e na face.

O molusco contagioso pode ser adquirido através da pele em contato com pessoas que estejam com o vírus e possuem as lesões, o uso da mesma piscina, por exemplo, ocorre muita incidência. Também podem ser adquiridas por meio de relações íntimas, formando as mesmas lesões na região genital.

Apesar de o vírus se espalhar rapidamente pelo corpo, quase em todos os casos as lesões são assintomáticas, mas há pessoas que sentem uma discreta coceira. Se não for tratada, a infecção pode chega a durar aproximados 18 meses.

Dependendo de cada caso, o molusco contagioso pode ser tratado com curetagem, cauterização química, ou expressão manual, eletrocoagulação, e uso de cremes e pomadas naturais.

Sempre procure um médico, para orientação correte de seu diagnostico e tratamento !

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Alergia avermelhada na pele
Gripe em bebe de 2 meses
Dedo Inchado Queimadura