Navegolandia » Novidades » Músicos da bossa nova

Músicos da bossa nova

O estilo musical Bossa Nova retrata a forma inovadora de cantar e compor canções do samba brasileiro, muitas composições retratam a beleza local do estado carioca, mesmo porque os idealizadores do movimento são naturais da região.

A Bossa Nova é a denominação do subgênero musical derivado do samba influenciado diretamente pelo jazz que surgiu no final da década de 1950, especificamente no estado do Rio de Janeiro. Inicialmente essas palavras designavam apenas o nova forma de se tocar e cantar o já moderno samba carioca.

Em pouco tempo, a Bossa Nova se transformou em um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira. Após várias reuniões e encontros de diversos cantores adeptos ao novo estilo, muitos talentos iam surgindo e a popularidade do movimento se disseminando entre os compositores brasileiros.

bossa nova

O fim cronológico da Bossa Nova aconteceu, mas a estética do estilo ainda é uma grande referência para gerações dos atuais músicos.

O ritmo surgiu após a segunda guerra mundial, que acabou enfraquecendo vários países, e o Brasil também foi atingido, mesmo que indiretamente. A inovação do samba aparece como uma forma de amenizar as consequências deixadas pelo conflito, numa época em que o país ainda se estabilizava economicamente de forma gradual.

O idealizadores do movimento, que em sua maioria eram da classe média carioca, achavam que a Bossa Nova seria o artifício próprio para internacionalizar a cultura brasileira no restante do mundo, numa tentativa de que pudesse influenciar outros países com sua musicalidade.

Os compositores da Bossa Nova criavam cada vez mais e os cantores se encarregavam de promover as canções do gênero. Dentre os artistas, uma pessoa se destacou dentro do movimento, sendo considerado o “papa da Bossa Nova”, o músico João Gilberto que ao gravar seu primeiro disco se tornou uma estrela internacional.

destaques da bossa nova

As parcerias entre os compositores acabou criando diversas canções enormemente famosas, como Garota de Ipanema e Chega de saudade.

Junto ao cantor também estão reunidos alguns nomes que contribuíram muito para a criação da Bossa Nova, músicos estes da primeira fase do movimento:

  • Nara Leão – uma das poucas mulheres que iniciaram na Bossa Nova, fazia de sua residência lugar das reuniões do movimento, gravando diversas canções de compositores do grupo, como a música “Vento de Maio”.
  • Vinícius de Moraes – sua obra é vasta, pois pode participar em diversas áreas além da música, o teatro, a literatura, e o cinema, compôs “Chega de Saudade” uma canção fundamental do movimento.
  • Tom Jobim – considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stones, uma das composições mais relevantes da sua carreira foi “Samba do Avião”.

Durante a primeira e a segunda fase da Bossa Nova foram surgindo mais músicos e cada qual com seu talento disseminava o novo samba brasileiro, entre eles estão Alaíde Costa, Astrud Gilberto,Baden Powell, Carlos Lyra, Claudette Soares, Danilo Caymmi, Elizeth Cardoso, Johnny Alf, João Donato, Luís Bonfá, Luiz Eça, Marcos Valle, Maysa, Miúcha, Newton Mendonça, Os Cariocas, Oscar Castro Neves, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Sergio Mendes, Sylvia Telles, Stan Getz, Toquinho, Zimbo trio, Wanda Sá, Wilson Simonal entre outros.

Músicas destaque da Bossa Nova:

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Quando morreu Luiz Gonzaga
Fotos do Grêmio para MSN
As Mina Xinga