Navegolandia » Novidades » No Brasil gravidez na adolescência

No Brasil gravidez na adolescência

O indicie de gravidez na adolescência no Brasil está aumentando por causa da falta de orientação que o jovens não adquirem nem na escola, tão pouco dentro do âmbito familiar.

Muitos adolescentes quando estão passando por essa fase de desenvolvimento, vivem um enorme dilema – o aparecimento de diversas mudanças físicas e psicológicas que acabam influenciando em muitas atitudes surpreendentes, e em alguns casos totalmente intoleráveis.

É necessário entender que a presença de muito dos comportamentos fazem parte do processo da adolescência, sendo assim comuns, mas que necessitam de um acompanhamento sério e correto afim de evitar grandes problemas futuros. Um dos principais temas que devem ser abordados de forma singular com os adolescentes trata das relações íntimas.

A descoberta do corpo que aos poucos vai se modificando e juntamente com isso as manifestações dos hormônios, o adolescente se vê na condição de procurar experiências ligadas a sexualidade. Quando os pais não participam dessa fase de mudança de seus filhos, explicando para os mesmos sobre todos os pormenores, há grade probabilidade de ocorrer episódios complicados de se lidar.

namoro adolescente

Especialistas afirmam que a gravidez na adolescência pode ser influenciada por diferentes fatores – estrutura familiar, formação psicológica e/ou baixa autoestima.

A gravidez não planejada é uma das consequências que mais acontecem entre adolescente, por que os mesmo não possuem maturidade suficiente para vivenciar uma relação e/ou não foram orientados corretamente, resultando na prática de relação íntima precoce. Esse fato acontece até mesmo na famílias em que há comportamentos conservadores.

O corpo da adolescente já está desenvolvido suficientemente para gerar um embrião, propriamente o útero já tem um crescimento capaz de uma gestação. Essa alteração no corpo, causa intensas transformações – físicas no caso da meninas, e emocional em ambos, uma vez que nenhum possua a maturidade bastante para assumirem o papel de pais.

A responsabilidade de se ter um filho vai muito além dos ensinamentos que possam ter sido dado aos adolescentes, existem casos em que saiam bem, mas em sua maioria estão muito longe de entenderam e lidarem com uma vida sob os seus cuidados.

adolescente gravida

Adolescentes gestantes precisam de apoio, conforto afetivo e de muito diálogo esclarecedor para que aquela criança receba os cuidados necessários para o seu bem estar e saúde.

Instituições ligadas a questões familiares, como a Pastoral da Criança se preocupam muito com a gravidez na adolescência e as consequências que surgem, atingindo tanto os adolescentes como os pais e até mesmo a comunidade local. De acordo com informações do Ministério da Saúde revela que 1 em cada 10 mulheres brasileiras de até 19 anos já possuem 2 filhos. Esse índice ainda indica que existe um crescente número de mães adolescentes, somente através do Sistema Único de Saúde(SUS), são realizados aproximadamente mais de 19% partos de adolescentes com idade entre 15 e 19 anos e 31% de garotas com idade entre 10 e 14 anos.

A adolescente pode ter várias complicações devido a gestação, assim como problemas de desenvolvimento, crescimento, estado emocional, comportamental, educacional e de aprendizado, além dos riscos de uma má formação do bebê e problemas de parto. Enquanto houver inibição do tema e não forem realizados programas que auxiliam e orientam corretamente esse grupo específico, vão surgir cada vez mais adolescentes grávidas.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Pacotes de viagem Dia dos Namorados 2013
Frases de amor dizendo boa noite
Recadinhos de boa noite para namorada e namorado