Navegolandia » Animais » Nome científico do morcego

Nome científico do morcego

Os morcegos são mamíferos com hábitos noturnos que geralmente só atacam quando são coagidos em seu habitat, uma vez que os mesmos são animais em sua maioria são herbívoros.

Os morcegos são a única espécie de mamíferos voadores, popularmente conhecido por causa de sua associação aos personagens de vampiros nas mais variadas forma de artes representadas. Também são chamados de guandiras e andirás, possuem os membros membros anteriores em formato de asas, diferentes das asas das aves, pois nelas estão as mãos e pés do animal.

morcego voando a noite

A palavra “morcego" surgiu da junção do nome arcaico "rato", "mur" (do latim mure) com "cego", significando, rato cego.

Existem cerca de 100 mil espécies de morcegos catalogadas, que variam de tamanho, cor, peso, anatomia, hábitos alimentares, habitat e etc. Geralmente esses mamíferos mantêm uma dieta mais variada entre consumo de folhas, frutos, sementes, pólen, néctar, peixes, pequenos vertebrados e até mesmo de sangue.

Neste último caso, há somente três espécies que se alimentam exclusivamente de sangue, podem ser encontrados na América Latina e são denominados como morcegos hematófagos.

Com a grande variedade de tipos de morcego, os mesmos seguem a seguinte classificação científica:

  • Classe – Mammalia
  • Infraclasse – Placentalia
  • Ordem – Chiroptera
  • Reino – Animalia
  • Filo – Chordata

Com apenas 2 anos de idade, o morcego já pode iniciar sua atividade reprodutiva. No entanto, essa produção é limitada, a fêmea só pode ter uma a duas gestações com apenas uma cria por ano, pois quando o filhote nasce é preciso transportá-lo em sua pele, sendo difícil para um adulto carregar mais de uma cria.

Os morcegos possuem grande função no meio ambiente. A principal contribuição acontece através da polinização de plantas, onde se tornam importantes responsáveis por dispersar sementes de árvores e outras plantas à longa distância, auxiliando na reprodução das mesmas.

população de morcegos

No Brasil , os morcegos são a segunda maior ordem de mamíferos, com aproximadamente 172 espécies distribuídas em nove famílias e 64 gêneros.

No fim de tarde e à noite é o período em que o morcegos mais realizam suas atividades. A cada noite é possível dispersar cerca de quinhentas sementes por um único morcego. Somente descem ao chão em caso de doença, ou acidente, um forma de evitar os ataques de seus predadores naturais, entre eles estão o gato doméstico, falcões, corujas e diversos parasitas.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos: