Navegolandia » Novidades » Nome do projeto de Brasília durante sua construção

Nome do projeto de Brasília durante sua construção

Brasília se tornou sede do governo federal e capital brasileira assim que foi construída, projeto de governo do então presidente Juscelino Kubitschek, que apenas concretizou a ideia que já existia desde o início da colonização.

A cidade de Brasília atual Capital Federativa do Brasil, foi projetada muitos anos atrás, para sediar o centro governamental do país. Logo após a independência do Brasil, propriamente em 1823, o local já teria sido referido como tal pelo Patriarca da Independência José Bonifácio, pois até ser construída, a sede do governa se situava na cidade do Rio de Janeiro.

Depois de muitos anos, e com a previsão da mudança da localização da capital para o interior do país, determinando como pertencente à União, no Planalto Central da República, prescrita na primeira constituição republicana de 1891, foi organizado a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, onde vários especialista fizeram um levantamento sobre o clima, geologia e todos os pormenores da geografia em geral da região.

projeto Plano Piloto

A área a qual foi projetada para construção de Brasília por Lúcio Costa é popularmente comparado ao formato de um avião.

Somente em 1954 o então presidente Café Filho aprovou a escolha do terreno exato para se construir a nova capital e delimitou a área do futuro Distrito Federal. A Comissão de Planejamento e Localização da nova Capital,  presidido por José Pessoa, foi a responsável pela exata escolha do local onde Brasília foi erguida.

Em 19 de setembro de 1956 ao ser sancionada a Lei no 2.874, foi criada a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Com isso foi lançado um concurso público para a escolha do projeto ideal da capital, entre os concorrentes, o mais viável e que teve o projeto aprovado, foi o de autoria de Lúcio Costa, que sofreu críticas de diversos arquitetos.

O projeto de Lúcio Costa denominado Plano Piloto, tinha como ideia construir a cidade de forma viável, onde haveria facilidade de deslocamento, também utilizou algumas diretrizes dos projetos do famoso arquiteto franco-suíço Le Corbusier da década de 1920. Os conceitos modernistas da cidade ficaram ainda mais aprimorados com o trabalho considerado esplêndido do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, atual referência da Arquitetura Moderna internacional.

Vista da cidade de Brasilia à noite

De acordo com o Censo 2010, o Distrito Federal possui 2.562,963 de habitantes, sendo a quarta cidade brasileira mais populosa.

Brasília então foi sendo erguida, a construção, os seus principais prédios foram concluídos no prazo de apenas três anos. Em 1958, o palácio da Alvorada já tinha sua fachada mostrada, logo foi instalado o Catetinho, local que fazia referência ao palácio do Catete, sede do governo federal no Rio de Janeiro.

A inauguração da nova capital aconteceu em 21 de abril de 1960, porém a obra foi repleta de julgamentos, uma vez que a mesma tenha sido construída com preceitos do urbanismo modernista, com a escala monumental e à prioridade em viabilizar o acesso dos automóveis. A capital atualmente acomoda mais pessoas do que o projeto previa, por isso a grande população das cidades-satélite.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Telefone do aeroporto de Congonhas
Nome do projeto de Brasília durante sua construção
Feriados RJ 2014