Navegolandia » Saúde » O que é Hemoglobina no Exame de Sangue

O que é Hemoglobina no Exame de Sangue

Se no exame de sangue a hemoglobina se apresentar baixos níveis na corrente sanguínea, o resultado do mesmo indicará anemia, se os níveis de hemoglobina forem alto, o resultado do exame de sangue apresentará poliglobulia, acesse e saiba mais.

O hemograma é um tipo de exame, cujo através do mesmo é possível analisar todas as variações morfológicas e quantitativas dos elementos figurados presentes no sangue. O sangue coletado do paciente, passa a ser monitorado em um equipamento computadorizado, sendo que o mesmo é capaz de distinguir e contar cada um dos três tipos principais de células sanguíneas, que são: hemácias (glóbulos vermelhos), plaquetas (células de coagulação) e os leucócitos (glóbulos brancos).

Sangue

Hemoglobina – proteína

As hemácias possuem hemoglobina, essa proteína desempenha a função de transportar o oxigênio por todo o organismo. Se no hemograma a presença de hemoglobina no sangue for inferior aos níveis de 12 gramas por cento, o resultado indicará a presença de anemia.

Ressaltando que as anemias se resultam através da destruição excessiva no organismo, ou através da baixa produção dos glóbulos vermelhos pela medula óssea.

Quando o resultado do hemograma apresenta poliglobulia, que é o mesmo que hemoglobina elevada é necessário que o paciente busque por orientação médica. Pois a elevação da hemoglobina na corrente sanguínea tende a elevar o risco de ocorrer infartos, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) e obstrução dos vasos sanguíneos.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Tabela Chinesa Azul e Rosa
7 dias após a menstruação pode engravidar
Menstruação irregular