Navegolandia » Novidades » Onde podemos encontrar o petróleo

Onde podemos encontrar o petróleo

O petróleo pode ser encontrados em diferentes profundidades, no Brasil está mais localizado no mar, já em outros países o mesmo pode ser encontram no deserto do Oriente Médio.

Chamado comumente de “ouro negro”, o petróleo na verdade se configura como uma anomalia na crosta terrestre, a qual é muito buscada por investidores do mundo inteiro. Há muitos tempo atrás o petróleo podia ser coletado na própria superfície, isso épocas anteriores ao século 19, a partir desse período eram perfurados poços com uma determinada profundidade de metros.

A utilização do petróleo era um pouco diferente da atual, na Mesopotâmia, por exemplo, os fins eram para uso medicinal, mas também era usado como combustível que servia para iluminação entre outros. O óleo é de extrema importância, pois a a partir dele se pode obter uma diversidade de produtos – combustível para automóveis parafina, gás natural, produtos asfálticos, solventes, óleos lubrificantes, e até mesmo matérias plásticas.

Atualmente, para se obter petróleo, é necessário utilizar plataformas de perfurações para a profundidade de milhares de metros. Porém, esta prática está ficando cada vez mais difícil, uma vez que os depósitos de petróleo diminuíram nesses longos 150 anos. Todo o processo de perfuração para se encontrar o petróleo é feito por especialistas, como os geólogos, possuídos de dados pré-existentes, que precisam integrar suas análises com ideias justificantes para ser realizado um investimento para abertura e exploração de um poço.

extração de petróleo

Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio.

Após a geração da perfuração com profundidades de aproximadamente 5.000 metros no mínimo, pode ser encontrado o petróleo, que por sua vez é expulso da rocha geradora, se deslocando para cima, isso acontece por que o líquido procura posições de pressões mais baixas. O óleo se acumula em rochas fraturadas ou porosas das bacias sedimentares, cerca de 10% do montante de 90% do volume mundial.

No Brasil, a maior parte das reservas, quase 85%, está localizada no mar, especificamente na Bacia de Campos, logo na costa norte do Estado do Rio de Janeiro que se estende até o sul do Espírito Santo, dados informam que a produção local já chegou aos 11,01 bilhões de barris de óleo. Porém, está na Bacia de Santos o maior volume de óleo leve e gás natural, por causa da grande quantidade de jazidas em reservatórios do Pré-Sal.

Após a descoberta de reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias localizadas abaixo da camada pré-sal, a expectativa da produção brasileira é de triplicar as reservas de petróleo e gás natural, podendo alcançar o número de 50 bilhões de barris.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Impinge tratamento
Como evitar um câncer de pele
Importância da esfoliação para a pele