Navegolandia » Educação » Paradigma significado

Paradigma significado

Várias explicações estão disponíveis par o termo “paradigma”, no entanto é necessário entender o processo de sua utilização através do tempo, seja nas áreas da filosofia, gramática ou ciências.

Paradigma tem origem da palavra grega parádeigma, que literalmente significa modelo, ou padrão o qual deve ser seguido. Possui representação filosófica, a cerca da matriz de um conhecimento que dá origem a um tema em destaque para que se realize um estudo no campo científico.

Os filósofos afirmam que o paradigma tem a funcionalidade de fluir um pensamento, e através desse e de outros mais, pode se obter a conclusão de assunto em questão. Seja a ideia material ou intelectual.

significado de paradigma

Sinônimos de paradigma: arquétipo, exemplo, modelo, norma e regra.

A teoria de conhecimento se origina através de um paradigma e assim são expandidos métodos e valores para concepção da maioria, por aceitarem um modelo como referência base e inicial de um estudo ou pesquisa.

Antigamente o termo também era usado para denominar fábulas. A palavra paradigma gramaticalmente falando era um específico tipo de relação estrutural entre elementos da linguagem.

De acordo com o dicionário significa:
“Algo utilizado como padrão a ser seguido, modelo, exemplo.”

  • Classe Gramatical – Substantivo masculino.
  • Gramática – Exemplo ou tipo de conjugação ou declinação gramatical.
  • Linguística – Conjunto de termos que podem ser substituídos entre si na mesma posição da estrutura a qual pertencem.
      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Sonhar com rato cinza
Animais em extinção mamífero
Frases de amor dizendo boa noite