Navegolandia » Saúde » Perigos do uso de lentes de contato

Perigos do uso de lentes de contato

As lentes de contato estão sendo fabricadas cada vez melhor, seu uso adequado auxilia muitas pessoas que possuem problemas de visão e não querem usar óculos, mas é preciso cuidar das mesmas da forma certa, ao contrário pode se adquirir várias doença nos olhos.

Devido aos problemas na visão inúmeras pessoas necessitam utilizar óculos com graus e espessuras diferentes. No entanto, muitas dessa pessoa não se acostumam a usar o objeto, seja por questões de adaptação ou mesmo pela estética. Numa tentativa de fugir da imagem e em alguns momentos do desconforto de usar óculos, muitas pessoas aderem ao uso constante de lentes de contato.

A tecnologia vem aprimorando cada vez mais os tipos de lentes contato, que se dividem de acordo com a função específica –

  • Corretivas: utilizada para corrigir erros de refração, como problema de miopia.
  • Cosméticas: utilizada para colorir e dar formas diferenciadas ao olho.
  • Corretivo cosméticas: utilizada para corrigir e colorir a córnea.
  • Terapêuticas: utilizadas para tratar distúrbios não refrativos do olho pós cirurgias corretivas

As lentes de contato são eficientes, mas possuem grande riscos provenientes do seu uso, desde o manuseio quanto a durabilidade. O maior problema relacionado as lentes de contato está na má utilização da mesma. Muitas pessoas são mal informadas e acabam adquirindo diversos problemas por não saber como usar corretamente as lentes.

colocando lente de contato

Utilizar lentes de contato deve ser recomendação do oftalmologista, pois consiste em usar um corpo estranho dentro do olho.

Toda lente precisa ser limpa com as soluções indicadas para cada tipo, que pode ser gelatinosa, ou as rígidas e as lentes descartáveis. Além disso é necessário ainda limpar o estojo em que elas são guardadas, sendo também trocados a cada seis.

A lente deve ser retirada dos olhos obrigatoriamente antes de dormir, porque a lente já provoca uma diminuição da oxigenação da córnea, com as pálpebras fechadas esse problema só aumenta, podendo acarretar até mesmo uma úlcera de córnea.

Os problemas iniciais do mal uso das lentes de contato se apresentam em forma de vermelhidão, lacrimejamento, coceira, ardor e secreção. São inúmeras complicações que podem surgir simplesmente por causa da falta de higiene, a conjuntivite papilar, úlcera, edema, infecção, neovascularização e deformidades na córnea são os problemas mais graves, alem da cegueira que em casos mais graves pode vir a acontecer.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como Espantar as Mosca na Mesa das Refeições
Qual lado fica o fígado
Animais em extinção mamífero