Navegolandia » Animais » Por Quanto Tempo uma Cadela Fica no Cio

Por Quanto Tempo uma Cadela Fica no Cio

Nos animas da espécie Canis lupus familiaris, especificamente nas cadelas (fêmeas da espécie) o cio dura um período equivalente a cerca de aproximadamente 15 a 20 dias. O cio da cadela se divide em duas fases que são a pró-estro (quando ocorre o sangramento), e o estro, que e é exatamente no mesmo que a fêmea aceita o macho para o acasalamento.

O cio dura cerca de 15 a 20 nas cadelas.

Período do Cio

Basicamente todas as espécies de animais passam pelo período do cio, especificamente as fêmeas de cada espécie. O cio é o período em que a fêmea se torna apta para o acasalamento. Sendo que neste mesmo período a fêmea aceita o macho e dessa maneira os mesmos dão inicio ao acasalamento.

Os cios geralmente podem durar períodos variados, sendo que está variação ocorre de acordo com cada espécie.

Nos animas da espécie Canis lupus familiaris, especificamente nas cadelas (fêmeas da espécie) o cio dura um período equivalente a cerca de aproximadamente 15 a 20 dias. Ressaltando que em um período equivalente aos nove primeiros dias, o mesmo período é denominado como pró-estro, sendo que é exatamente nesta fase que ocorre o sangramento. Após o nono dia, é iniciado o período do cio verdadeiro, o mesmo é especificamente denominado como estro, e é exatamente no mesmo que a fêmea aceita o macho para o acasalamento. Dessa maneira pode-se dizer que o cio verdadeiro (estro) ocorre do nono dia ao décimo quinto dia.

Quando a cadela entra no período do cio, algumas alterações se tornam visíveis, tais como presença de secreção (corrimento) com aspecto sanguinolento, micção frequente, inchaço na região vulvar, além dessas alterações a cadela se torna mais dócil neste período. Ressaltando as fêmeas da espécie Canis lupus familiaris apresentam o seu primeiro cio entre o 6º e o 8º mês de vida.

Geralmente a cada seis meses o período do cio se repete, sendo que esse intervalo tende a aumentar em cadelas mais velhas. É importante levar a fêmea periodicamente no veterinário, além de tomar determinados cuidados com a sua alimentação e com as suas vacinas, antes, durante e após o período do cio.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Borra marrom antes da menstruação é sinal de gravidez
Atraso no início do anticoncepcional
O anticoncepcional

Gostaria de Opinar ?