Navegolandia » Novidades » Por que a bússola aponta para o norte

Por que a bússola aponta para o norte

A bússola foi uma invenção que mudou o rumo da história e da humanidade, pois com ela foi possível descobrir outras terras e civilizações. Mas saiba, através deste artigo, por que a bússola aponta sempre para o norte. Aqui nós temos a resposta e uma simples experiência de bússola que pode estar sendo feito em casa.

A bússola foi uma das maiores invenções da humanidade, com ela é possível se localizar em qualquer região do globo terrestre e percorrer grandes distâncias podendo retornar ao ponto de origem com facilidade. Os navegadores utilizaram muito a bússola e a posição das estrelas para navegarem em mar aberto. Não se sabe ao certo quando a bússola foi criada, mas sabemos que os chineses já utilizam a bússola no ano 1.100 da nossa era e que depois os europeus tomaram para si esse conhecimento.

direção da bússola

modelo de uma bússola
(foto: reprodução)

A bússola sempre aponta à direção norte-sul da terra porque a terra funciona como um irmã magnético gigante e essa força magnética é atraída pelos seus polos. Basta segurar uma agulha em seu centro de massa e deixa-la livre para se movimentar e ela apontará sempre para o norte. Já que os opostos se atraem, os polos magnéticos da terra são bem próximos e por isso a agulha da bússola sempre aponta para o lado norte. Lembrando que o norte magnético não é o mesmo que o polo norte, ele fica localizado no polo que nós determinamos como polo norte geográfico.

A força magnética da terra ocorre, principalmente, devido a capacidade dela se movimentar em seu eixo e do seu núcleo, girando em forma constante gerando energia magnética. Essa energia magnética é um dos fatores que protege a terra do fortes raios solares, sem essa força a própria terra já teria entrado em combustão devido o calor do sol.

Para quem gostaria de fazer uma experiência para saber como a bússola funciona, basta pegar uma simples agulha e uma folha ou algo leve que a deixe flutuando e colocar no centro de um recipiente com água. A bússola improvisada vai girar por alguns instantes e apontar para o norte.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Comments are closed.