Navegolandia » Novidades » Porque o carnaval muda de data

Porque o carnaval muda de data

O carnaval sempre acontece em dias diversificados, porque é uma data que antecede a quaresma onde tradicionalmente segue o calendário lunar.

Tradicionalmente essa comemoração segue o calendário luna

O carnaval é considerado uma comemoração "móvel"

O carnaval, é uma data comemorativa, que antecede o período de quaresma, onde se dá nos quarenta dias que antecedem a páscoa. Tradicionalmente essa comemoração segue o calendário lunar, onde se dá o motivo de mudança todos os anos. Deste modo, o calculo para essa data é feito com base nas comemorações religiosas da semana santa e Páscoa.

Em regra a Páscoa tem de ser ao 1º domingo de Lua Cheia da Primavera no Hemisfério Norte. Com isso, é determinado a data do carnaval, contando a partir do primeiro dia que se iniciou o período Quaresma.

O carnaval é uma festa religiosa “ móvel”, onde desde principio era sempre comemorada com muita alegria, pois a festa significava uma expressão de liberdade. Os antigos costumavam a comemorar esse dia,  jogando um nos outros, água, ovos e farinha e se vestiam de maneira diferente para expressar essa autonomia.

Essa festa foi tão bem adaptada a sociedade, que ao decorrer do tempo, foi se desenvolvendo cada vez mais, gestos e maneiras de comemorar a data, e assim foi onde se originou a forma carnavalesca que é tão festejada nos dias de hoje, principalmente no Brasil.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Fashion Rio Primavera-Verão 2013
Leitura na educação infantil
Nome da maior floresta tropical do mundo