Navegolandia » Novidades » Procedimento para a realização de cópia de segurança (backup)

Procedimento para a realização de cópia de segurança (backup)

Criar um backup ou cópia de segurança pode muitas vezes salvar aquele arquivo importante ou algo que danificou o sistema. Confira neste artigo os procedimentos para a realização da cópia de segurança.

O Backup ou cópia de segurança funciona como uma cópia de todos os dados de um dispositivo de armazenamento para outro, podendo restaurar esses dados em caso de perca.  Essa cópia pode ser realizada a qualquer momento e a criação de backups é recomendada sempre que possível ou o mais indicado é que se tenha uma. É possível criar um backup em qualquer dispositivo que armazene arquivos, desde que esse tenha espaço o suficiente para guardar os arquivos da cópia.

como fazer um backup

É recomendado a criação de backups sempre que possível (foto: reprodução)

Procedimento para backup

Um backup de um arquivo nada mais é do que manter um cópia do arquivo em outra mídia, veja aqui como proceder:

1) Compacte o arquivo para mante-lo seguro e diminuir o seu tamanho. Você pode fazer isso usando o Winrar que é um dos programas de compactação mais usados na internet.

2) Insira um dispositivo de armazenamento no computador, pode ser um pen drive, CD, etc.

3) Clique com o botão direito sobre o arquivo e escolha “Copiar” ou simplesmente aperte, “Ctrl + C” depois de selecionar o arquivo. Em seguida cole com o botão direito do mouse em “Colar” ou aperte “Ctrl + V” diretamente na pasta do pen drive ou em outro programa para gravação do CD.

4) Pronto, o seu arquivo já compactado tem uma cópia em outro dispositivo de armazenamento. Em casos de CD é preciso gravar o CD de arquivo.

Backup do Sistema

Você pode fazer Backup do seu sistema operacional como o windows. O próprio sistema do windows cria, automaticamente, pontos de restauração do sistema que são basicamente backups. A não ser que você tenha desativado essa opção, ele deve criar um novo backup a cada 15 dias. Se necessitar, você mesmo pode criar um ponto de restauração antes de instalar aquele programa suspeito ou se for alterar algo no windows.

1) Vá ao Painel de Controle do Windows e entre na opção “Backup e Restauração“.

2) Selecione configurar backup para decidir quais repartições que você deseja criar um backup e onde o backup deve ficar.

3) Clique em “Criar um imagem do sistema” e coloque o nome que quiser no backup.

4) Pronto o seu backup já está criado, se quiser restaurar o sistema basta ir no mesmo local e clicar em backup, em seguida restaurar.

Outras formas de Backup

Algo que tem ficado bem popular nos últimos anos é salvar os arquivos em nuvem, basicamente um servidor guarda os seus arquivos e ele fica totalmente disponível pela internet, hoje em dia já temos serviços que oferecem até 30 GB para salvar arquivos em nuvem, essa é uma boa opção de backup.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como realizar o financiamento de uma CB 300
Procedimento para transferência de veículo Detran DF
Importância da esfoliação para a pele