Navegolandia » Novidades » Qual a ordem de entrada no casamento católico

Qual a ordem de entrada no casamento católico

A entrada do casamento segue algumas regras, mas os noivos podem querer modificar o padrão do cortejo caso queiram que a sua cerimônia seja mais diferenciada, lembrando que algumas mudanças somente pode ser feitas com o consentimento do padre.

Quando se organiza um casamento na igreja, propriamente na Católica, é importante que os noivos juntamente com o cerimonial considerem alguns fatores essenciais para a celebração do evento. Ao escolher determinado local, é necessário observar detalhes como o horário, decoração, a disponibilidade do coral, autorização para músicas e etc.

Além desses detalhes, é importante organizar e ensaiar o cortejo dos principais participantes do casamento, que são os noivos, os pais e os padrinhos. Cada grupo tem a sua vez de entrar na igreja, e geralmente são acompanhados de uma música especial.

Existem duas formas para que seja realizado o cortejo, ficando o critério dos noivos e organizadores escolher o que mais lhe for conveniente. Há pessoas que seguem a seguinte ordem:

1 - Primeiramente os padrinhos, iniciando por casal de padrinhos da noiva, seguidos dos padrinhos do noivo, e assim intercalam sucessivamente, lembrando que as mulheres devem estar obrigatoriamente do lado esquerdo de seu parceiro. Em seguida, entra o pai do noivo com a mãe da noiva, logo o noivo com sua mãe.

Já no altar os padrinhos do noivo ficam do lado direito e os da noiva o lado esquerdo. Logo após se alocarem, é a vez da dama e do pajem, depois a florista. Finalmente entram a noiva com seu pai, na falta do mesmo, ela pode optar por entrar sozinha. Após receber a mão da noiva, ambos se dirigem para o altar.

entrada no casamento católico

Colocar a damas e pajens na frente da noiva, pode acabar atrapalhando a equipe de filmagem e fotos, por isso é importante dar um tempo entre uma entrada e outra.

A outra opção apenas inverte a entrada do noivo e padrinhos:

2 - O noivo entra com a mãe do seu lado esquerdo, depois o pai do noivo com a mãe da noiva, e em seguida os casais de padrinhos do noivo e os padrinhos da noiva, alternadamente. Então entram as damas e os pajens e a porta se fecha, depois vem a florista, e por último a noiva.

No término da cerimônia, o noivo dá o braço direito à noiva e saem pelo corredor central, seguidos pelas damas e pajens, os pais dos noivos e os respectivos padrinhos, ou também pode se inverter deixando que os noivos saem por último. A escolha é pessoal.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Convite Senhor Tango
Lugares para viajar no frio
Como arrumar a mala para praia

Gostaria de Opinar ?