Navegolandia » Novidades » Qual cabo usado em rede

Qual cabo usado em rede

Para cada tipo de instalação em rede é utilizado um tipo específico de cabo que terá as características adequadas para suprir a necessidade de seu uso, tal como comprimento, distância, material, capacidade e etc.

O cabo de rede é o meio utilizado para que seja realizado a ligação entre computadores e os dispositivos em determinada rede. Existem diferentes tipos de cabos, o mais comum é o cabo de par trançado, os cabos coaxiais, mais usados em redes wireless e em algumas redes antigas, e os cabos de fibra óptica usado em links de longa distância.

O cabo par trançado é mais utilizado por que possui a vantagem de ter baixo custo do cabo, baixo custo de manutenção de rede, mas possui uma taxa de transferência de arquivos maior. Esse sistema cria uma barreira eletromagnética que acaba protegendo as transmissões de interferências externas, sem que seja necessário utilizar camada de blindagem.

cabo de rede para computador

O tamanho do cabo pode interferir na qualidade do sinal, portanto deve ser escolhido e utilizado o tamanho ideal.

Existem várias tipos de cabos divididos por categorias que variam de 1 à 7a, dependendo do tipo da rede a ser instalada, e nela está especificado todo o conjunto e as características técnicas. A classificação se define sobre os cabos que possuem blindagem, blindagem separada para cada par de fios, bitola de fios, entre outros detalhes.

Geralmente a velocidade que chega a ser de até 10/100/1000Mbps com distância menor de 100 metros, pode ser utilizado um cabo UTP de categoria 5 permitindo uma comunicação com grande qualidade.

As cores do cabo representam um código de funcionalidade, podem ser azul, branco, laranja, verde e marrom, e a junção de duas cores, principalmente no caso de par trançado.

A fabricação destes cabos é feito com material cobre, pois garante melhor condutividade e baixo custo, além de assegurar o surgimento de descargas elétricas.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos: