Navegolandia » Educação » Qual foi o motivo para a Primeira Guerra Mundial

Qual foi o motivo para a Primeira Guerra Mundial

Saiba melhor como e porque ocorreu a Primeira Grande Guerra e as consequências após seu termino. O primeiro grande conflito mundial da-se entre os anos 1914 e 1919 e precedido pelas desigualdades advento do capitalismo, disputas nacionalistas e territoriais.

Se inicia-se em 1914 o que se conhece por Primeira Guerra Mundial, desde o entardecer do século XIX as nações europeias vinham aumentando seu arsenal bélico a até o desembocar da Grande Guerra. Os principais envolvidos formaram dois blocos; um chamado tríplice entende que tinha por lideres a Rússia (Império Russo), a Inglaterra e França contando também com vários países aliados; o outro grupo era a tríplice aliança  dos impérios centrais Astro-Húngaros, Itália e Alemanha.

Os  motivos do conflito já se arrastavam de muito antes nos países Ibérios, primeiramente a disputa pelas terras das colônias africanas e asiáticas onde a Alemanha e a Itália saíram muito desfavorecidas em relação aos britânicos e franceses que detiveram grande partes das áreas de exploração; outro fator gerador do embate era o desejo de expansão territorial causado por diversos movimentos nacionalistas que eclodiram na Europa podendo se destacar três de maior proporção: O Revanchismo Frances, o Pangermanismo e o Pan-Eslavismo; e por ultimo a concorrência econômica que tem maior expressividade nas rinhas entre Ingleses e Alemães.

trincheiras da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Grande Guerra foi o primeiro conflito de proporções mundiais com o poder de destruição devastador.

O grande impulsionador da Guerra da-se pelo assassinato do arque-duque húngaro Francisco Ferdinando no dia 28 de Julho de 1914, suspeitas do envolvimento sérvio com atentado desencadeia a Rússia declarar Guerra a esse país.

O Tratado de Versalhes foi o ponto encerrador do conflito em 29 de Julho de 1919 o acordo propunha submissão da Alemanha a uma série de regras impostas pelas nações vencedoras principalmente a França e a Inglaterra.

Com o fim da Guerra varias coisas se modificaram, houve o surgimento de novos países, a divisão da hegemonia naval da França com os EUA, o enriquecimento americano.

Mas o mais importante a se destacar é que a primeira Grande Guerra serve de pilar para o desenvolvimento do Segundo Conflito Mundial em  1939, pois, no pós primeira guerra surgem o Fascismo e o Nazismo e o ódio alemão pelos judeus.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Comments are closed.