Navegolandia » Educação » Qual foi o total de eleitores no plebiscito de 1993

Qual foi o total de eleitores no plebiscito de 1993

O Plebiscito de 1993 pretendia ser um grande ” show de democracia “, mas na prática o ocorrido foi bem diferente. Entenda o por que do contingente mínimo populacional compareceu as urnas.

O plebiscito de 1993 convocou os brasileiros as urnas para votar em qual forma de governo iria vigorar no país após aquela data. O eleitorado tinha como opções tornar a nação uma república ou monarquia e se o país seria governado por um presidente ou pelo parlamento. Infelizmente  a eleição foi mal organizada e o que era para ser um sinônimo de democracia acabou por acusações de fraude.

As polêmicas sobre o processo eleitoral começa com o adiantamento da data de realização,  do mês de Setembro para 21 de Abril, as consequências disso foi a desenformação da população que pouco conhecimento tinha sobre outra forma de governo a não ser republicana presidencialista, os monarquistas acusam o governo de não terem tido tempo de formular uma melhor proposta e apresenta-la ao povo, sem contar que príncipes foram censurados de aparecer na televisão pelo Supremo Tribunal Federal diminuindo ainda mais a expressão do grupo pró-monarquia. Muitos criticam que o Plebiscito foi apenas uma forma maquiada de democracia “para inglês ver”e dar legitimidade ao golpe militar de 1889.

cédula do plebiscito de 1993

A configuração da cédula de votação no Plebiscito de 1993 causou muitas críticas e confusão.

As taxas de abstenção de votos no eleição foi relativamente alta  tanto para a forma quanto ao sistema de governo , 25,7 % dos eleitores com um total de  67.010.409 devotos válidos.

A República ganha a disputa com expressivos 66% dos votos enquanto a Monarquia recebe apenas 10%. Na briga pelo sistema que vigoraria que vence é o presidencialismo com  55,4 %conseguindo também uma larga diferença.

 

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Comments are closed.