Navegolandia » Saúde » Qual lado fica o fígado

Qual lado fica o fígado

O fígado é considerado um órgão de extrema importância para os benefícios do corpo, pois tem como função banir todas as substâncias tóxicas que são absorvidas pelo intestino e os demais órgãos.

A vesícula biliar possuí um liquido que ajuda na digestão e filtração dos alimentos

O Fígado humano é constituído na parte direita superior ao abdome.

Situado ao lado direito acima do abdome, com uma média de peso de 1kg, o fígado é caracterizado como um dos maiores órgãos do corpo humano. Esse órgão é considerado de extrema importância para os benefícios do corpo, pois tem como principal função banir todas as substâncias tóxicas que são absorvidas pelo intestino e os demais órgãos. Isso ocorre, porque o fígado é constituído por uma glândula de vesícula biliar, que possuí um liquido que ajuda na digestão e filtração dos alimentos.

Essa filtração, ajuda em diversos fatores, tais como, digestão de gorduras, armazenamento de vitaminas, purificação de várias toxinas ( incluindo álcool e outras drogas), fazer o armazenamento e liberação de glicose, combater hemácias antigas e fazer o armazenamento e retirada do açúcar no sangue.

Por trazer tantos benefícios ao corpo, no caso de uma deficiência nesse órgão pode acarretado o risco de saúde e vida de um individuo. São existentes diversas doenças relacionada ao fígado, como por exemplo, cirrose, hepatite ( podendo ser A, B ou C), Ictericia ( podendo ser hemolítica, hepática ou obstrutiva) pedra na vesícula ( atingindo a bile), hemocromatose e câncer de figado.

Por causa da sua grande capacidade de regeneração, são disponíveis diversos métodos e tratamentos para problemas ocasionado nesse órgão. Entretanto, em caso de doenças muito graves ou irreversíveis o transplante de figado é a forma mais eficaz. O transplante de fígado consiste em retirar o fígado doente e substituí-lo por um compatível e totalmente saudável.

Deste modo, é essencial ficar atendo a alguns sintomas que podem apresentar problemas relacionado ao figado, pois o quanto antes o diagnostico da doença melhor a eficacidade da cura. O principal sintoma decorrente ao fígado é uma dor constante no abdome, no entanto, pode haver a presença de vários outros sintomas, como:

  • Mudança na coloração da pele e unha, e enfraquecimento da cor sanguínea dos olhos.
  • Cansaço
  • Dor de cabeça
  • Fezes e urina com pigmentação diferenciada
  • Coceira generalizada
  • Alteração de peso
  • Amargo na boca ( gosto de ferrugem)
  • Náuseas podendo ser acompanhada por vômito
  • Falta de apetite.

Com a verificação de algum desses sintomas, é essencial uma procura médica, para uma examinação mais precisa sobre a doença, e consequentemente a receita de um tratamento eficaz.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como programar o pc para desligar
Carros novos preços
Condição de existência de função

Gostaria de Opinar ?