Navegolandia » Saúde » Qual lado fica o pâncreas

Qual lado fica o pâncreas

O pâncreas é órgão responsável em manter o organismo longe do diabetes, no entanto, quando há pouca produção de insulina, a patologia acomete o corpo humano.

O pâncreas é uma glândula digestiva semelhante ao formato de uma folha, formado por uma cabeça que se introduz no quadro duodenal, de um corpo correspondente à porção central e mais extensa, que acaba cruzando a cavidade abdominal até à esquerda, e de uma cauda afilada, que se prolonga até à parte esquerda do abdômen, próximo do baço. Podendo ter o comprimento de aproximadamente 15 cm, o órgão fica localizado na borda inferior do estômago e posterior da parede do duodeno.

O pâncreas realiza duas grandes funções – a secreção dos hormônios insulina e glucagon, os quais são fundamentais para metabolizar o açúcar na corrente sanguínea e a secreção de um líquido que contém enzimas digestivas para dentro do duodeno. Além disso possui propriedades para secretar quantidades representativas de bicarbonato de sódio também para o duodeno, neutralizando o ácido vindo do estômago.

anatomia pâncreas

O pâncreas é um órgão com dupla e distinta atividade: digestiva e hormonal.

Localizada cerca de 7 dedos acima do umbigo, a glândula pâncreas faz parte do aparelho digestório, propriamente encontrada na cavidade abdominal, um espaço anatômico onde estão grande parte dos órgãos que constituem o sistema digestivo.

O mal funcionamento do pâncreas pode acarretar vários problemas de saúde, doenças como pancreatite (inflamação do pâncreas), bolsas líquidas, consequentes de possíveis traumatismos, seja por cálculos, cistos, tumores, ou pseudocistos, e a principal patologia do diabetes. Esses problemas sejam agudas ou crônicas, provocam distúrbios e enorme dificuldade na digestão e assimilação dos nutrientes.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Hipotireoidismo Tem Cura
Inflamação na Tireoide
Intervalo da pílula engravida

Gostaria de Opinar ?