Navegolandia » Novidades » Qual o nome do cientista que inventou a lâmpada elétrica

Qual o nome do cientista que inventou a lâmpada elétrica

Thomas Edison inventou milhares de itens além das invenções que comprava e aprimorava para então patentear em seu nome, por isso ficou tão famoso, tinha fome e sede pela invenção.

Thomas Alva Edison, americano de Nova Jersey foi um inventor extremamente talentoso, desde criança conseguia desenvolver inventos sozinho, mesmo deixando de frequentar a escola, pois não se interessava em fazer as lições dadas pelo professor. Por causa do abandono pelos estudos, Thomas teve que ser ensinado pela mãe, que também havia sido professora.

Ainda em sua juventude, conseguiu ler todos os livros de ciência que a mãe tinha em casa, o que lhe ajudou a construir um laboratório de química no sótão, local onde fazia diversos experimentos, muitas vezes até causava pequenos tremores e explosões. Inclusive, em uma experiência que fizera no vagão de um trem onde vendia balas e jornais, acabou não dando certo e Thomas ficou com parte da audição comprometida.

THOMAS EDISON

Além da lâmpada, Edison também inventou a máquina de escrever e aprimorou o aparelho telefônico.

Com apenas 21 anos de idade, registrou o seu primeiro invento – uma máquina de votar, mas ninguém se interessou pelo o mesmo, decide então se mudar para a cidade de Nova Iorque para tentar se estabelecer melhor como inventor. Sua carreira ficou promissora após criar um indicador automático de cotações da bolsa de valores, conseguindo por ele o valor de aproximadamente 40 mil dólares.

Nessa época casou-se por duas vezes e teve 6 filhos. No ano de 1878, quando tinha 31 anos, decidiu se auto desafiar para obter luz a partir da energia elétrica com a utilização de um meio objeto. Foi então que o inventor conseguiu criar a lâmpada que manteve acessa por 48 horas contínuas, para comemorar o feito, isso no fim do ano, uma rua inteira próxima ao seu laboratório foi iluminada para admiração de toda população.

Ao passar do tempo conseguiu sua ascensão profissionalmente, até fundar em 1988 a Edison General Electric um dos maiores complexos industriais do mundo, onde eram fabricados inúmeros tipos de dispositivos elétricos. Considerado um dos inventores que mais produzia de seu tempo, chegou a registrar cerca de 2.332 patentes em seu nome, antes de falecer em Outubro de 1931.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Faculdade para Terceira Idade
Artes Visuais graduação
Local de Prova Etec 2012