Navegolandia » Novidades » Qual o peixe que engoliu Jonas

Qual o peixe que engoliu Jonas

O grande peixe engoliu o profeta Jonas a mando de Deus para que ele ainda cumprisse o que havia lhe delegado a fazer, uma vez que o mesmo teria desistido e fugido para outra cidade.

Jonas foi um profeta israelita da Tribo de Zebulão descrito na Bíblia Sagrada, que a mando de Deus, deveria ir até a cidade de Nínive, capital da Assíria para que o seu povo se convertesse e arrependessem de seus pecados no prazo de 40 dias. No entanto, por causa da crueldade que os soldados assírios daquela região tinham, fizeram com que Jonas desistisse da missão que Deus o delegou que fizesse.

Numa tentativa de fugir da responsabilidade e preservar sua vida, Jonas decide ir para outra região chamada Társis. Porém na viagem feita à barco, acontece uma grande tempestade, provocada por Deus fazendo com que o barco quase se despedaçasse. Os outros tripulantes não crentes em Deus, questionam porque Jonas não clama por seu Deus a fim de aquietar a fúria do mar, ele então responde: “Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.”(Jonas, 1:12.)

Lançado ao mar, Deus providência uma grande peixe para que o mesma tragasse Jonas e o mantivesse dentro de sua barriga, por cerca de 3 dias e 3 noites. Por entre meio as entranhas do peixe, Jonas orava ao Senhor, e os seus clamores fizeram com que Deus ordenasse ao peixe que vomitasse seu servo. Sendo assim, Jonas foi entregue em terra firme.

o peixe grande que engoliu Jonas

Popularmente, o grande peixe que engolira Jonas é visualizado com a espécie baleia, por causa das suas proporções.

Na Bíblia não há nenhum relato sobre a espécie de peixe que engoliu Jonas. As única característica relatada diz respeito ao tamanho do peixe, grande, capaz de engolir vivo uma pessoa inteira. Diante esse fato acredita-se que poderia ser espécies de baleia, o tubarão-baleia considerado o maior peixe já conhecido, pode maior peixe conhecido, podendo chegar ao tamanho de aproximadamente 15 à 20 m ou mesmo o cachalote, tipo marinho comum nesta mesma época no mar mediterrâneo.

Depois desse evento, mais uma vez Deus ordena que Jonas vá Nínive e alerte os povos de lá. Ele então iniciou sua jornada de pregação e enquanto os dias se passavam, advertia dizendo que a cidade seria subvertida caso não houvesse mudança nas atitudes de seus filhos. O habitantes de Nínive creram em Jonas e temeram a promessa de Deus, assim realizaram jejum e vestiram-se de saco, proclamando arrependimento e adoração. Até o mesmo o rei se prostrou diante a Deus. Dessa forma, o Senhor ao perceber verdadeiramente que o povo se converteu do seu mau caminho, arrependeu-se do mal que tinha dito lhes faria, e por não o fez.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Cloaca da Galinha
Qual o peixe que engoliu Jonas
Como colocar uma lista de reprodução no Youtube