Navegolandia » Novidades » Quantas questões tem que acertar para passar no concurso

Quantas questões tem que acertar para passar no concurso

Os concursos públicos estão cada dia mais concorridos pela estabilidade do serviço público almejada pelos candidatos de diferentes regiões do país, mas para ser aprovado nas provas elaboradas é necessário fazer o maior número de pontuação possível.

O sonho de passar em um concurso público está entre as metas de vida de milhares de pessoas. Mas todos sabem que para se conseguir esse feito é necessário muita determinação e dedicação aos estudos, pois a concorrência que se aumenta a cada seleção, consequentemente aumenta o nível de dificuldade das provas .

Existem critérios diferentes para cada tipo de prova de concurso, mas alguns detalhes são fixos, ou seja, servem de parâmetro para todos os exames. Entre esses detalhes está o número de questões para que o candidato seja habilitado e/ou aprovado no concurso. Comumente as instruções e normas já vem estabelecidas no documento do edital, nas disposições gerais dos critérios de avaliação.

Em regra geral as provas objetivas possuem caráter eliminatório e classificatório, que tem um valor X determinado por cada banca examinadora do teste. Os pontos de todos os candidatos serão calculados por meio de processamento eletrônico de acordo com o que está prescrito no edital.

prova de Concurso

O número de questões a acertar depende do peso de cada item.

A nota de cada item da prova objetiva será somada totalizando os pesos que as mesmas possuem devido ao tipo de área de conhecimento, seja de conhecimentos gerais ou específicos. O cálculo da nota será igual à soma das notas obtidas em todos os itens que a compõem. O candidato que não alcançar a média estabelecida no edital será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público.

O candidato deverá então seguir o quadro de pontuação, comumente recomenda-se obter notas acima de 20,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos ou gerais que tem peso P1, e nota acima de 40,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos da área de atuação que tem peso P2.

Lembrando que não basta alcançar uma pontuação acima das mencionadas, pois o que vale é a média geral do concurso, ou seja, quanto maior for a pontuação mais chance se tem de ser convocado, pois mesmo sendo aprovado por não tirar nota inferior dos números citados acima, o candidato pode perder a vaga para outro candidato melhor classificado.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Construindo um Sonho Gugu
Feriados 2013
Prováveis temas para redação do Enem 2013

Gostaria de Opinar ?