Navegolandia » Educação » Quem foi galileu galilei quando ele viveu

Quem foi galileu galilei quando ele viveu

Galileu Galilei é um dos mais importes intelectuais da história, fez consideráveis avanços nas concepções de sua época, sendo um dos precursores da virada científica do seculo XVI e XVII e deixou um legado que mudou nosso jeito de ver o mundo até os dias atuais.

Galileu Galilei foi um renomado físico, astrônomo e  matemático um dos maiores ícones  do renascer cientifico entre os seculos XVI e XVII. Nasceu em 15 de Fevereiro de 1564 na Itália  onde também viveu a maior parte se sua vida.

Galileu Galilei

O Italiano Galileu Galilei é  um dos ícones mais importantes  do renascimento cientifico do XVI e XVII.

Iniciou seus primeiros estudos em medicina como era do desejo de seu pai Vincenzio Galilei, mas na verdade o fascínio do gênio andava em outros campos, após um tempo Galileu abandona a faculdade de medicina e se muda para Florença, e é lá seus primeiros passos na matemática. Em 1592 assume a cadeira de professor na Universidade de Pádua onde lecionou por 18 anos.

Criou a balança hidrostática objeto que posteriormente seria usado como base para a invenção do do pêndulo. Foi ele também que, tomando como base o primeiro telescópio, criou um instrumento lhe permitiu contemplar o universo, ele escreveu um livro “o mensageiro das estrelas” no qual avisa a todos de suas descobertas.

A partir de  observações nota como Nicolau Copérnico acertara, o sol era mesmo o centro do universo. Suas ideias convergiam com a católica ao passo que, foi chamado pelo tribunal da Santa Inquisição para negar o heliocentrismo, o que num primeiro momento ele fez, mas, posteriormente prossegue com seus estudos. Em 1609 ele descobre a aceleração uniforme dos corpos e derruba a premissa aristotélica que o corpo mais pesado caí com maior velocidade. Além de ser ele considerado o pai do empirismo.

Por suas ideias cientificas que contrapunha a católica e a bíblia foi condenado pelas autoridades religiosas e em 1642 morreu cego. Seus constructos foram condenados e censurados pela inquisição católica e apenas um livro de mecânica de sua autoria foi publicado, longe do domínio da igreja romana.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Comments are closed.