Navegolandia » Educação » Quem foi Pitágoras

Quem foi Pitágoras

Pitágoras é considerado o pai da matemática, sendo o primeiro a utilizar esses termo. Denominando a grande importância que os números possuem em relação a qualquer segmento.

Pitágoras foi o grande representante da matemática antiga e também da filosofia. Estima-se que ele nasceu no ano de 570a.C, provavelmente na ilha chamada Samos localizada às margens da Antiga Grécia. Seu nome significa “o Anunciador pítico” (Pythios), filho de Menesarco e de Partêmis, uma vez que escolheram este nome por causa da vaticinação da sacerdotisa Pítia de Delfos.

Com apenas 18 anos de idade o jovem já conhecia e dominava diversas segmentos matemáticos e filosóficos de sua época. Sua vida estudiosa e científica tivera influência de outros filósofos, como Anaximandro e Tales de Mileto, o qual também foi seu mestre.

escultura de Pitágoras

A essência do pitagorismo é determinar que o princípio fundamental que forma todas as coisas é o número.

Pitágoras viajou por quase 30 anos em distintos lugares à procura de mais conhecimentos e fatores importantes para definir suas teorias, desde Babilônia, Egito, Fenícia , Índia e etc., somente aos 56 anos voltou a sua terra natal. Conquistou uma legião de discípulos, mas por causa de sua repercussão, foi cruelmente expulso de Samos e isolado em Magna Grécia (região da atual Itália), pelo então tirano Policrates.

O novo lar foi palco das mais grandiosas feitorias do filósofo, lugar este onde construiu seu instituto, considerado como a primeira universidade do mundo. Popularmente na chamada de Escola de Pitágoras, eram realizadas atividades que até hoje ainda não foram reveladas totalmente. Há indícios de que haviam rituais, como prática de purificação e crença, e as discussões e debates a cerca de diversos temas relacionados a matemática, a filosofia e de outras ciências.

Através de estudos astronômicos, por exemplo, pode constatar que o planeta Terra possuía forma esférica e se mantinha suspensa no Espaço, também encontrou e detalhou uma certa ordem no universo, ao observar as estrelas que assim como a Terra, gira ao redor do Sol.

Os principais conceitos defendidos na Escola Pitágoras são: Alcmeão de Crotona, Melissa, Filolau de Crotona, Arquitas de Tarento, Temistocleia e etc. Não se sabe ao certo, mas supõe que Pitágoras morreu em 497 ou 496 a.C em Metaponto, também região sul da Itália.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Mensagem bíblicas
Quanto Custa um Curso de Inglês na Wizard
Como ver as notas da escola pública