Navegolandia » Novidades » Recursos naturais renováveis

Recursos naturais renováveis

Um dos mais preciosos recursos naturais está classificado como limitado devido a má utilização do ser humano, o elemento da água, designado como fonte de vida pode acabar mais rapidamente do que já foi imaginado.

Todos os componentes que designados como materiais e que não classificados como paisagem geográfica, pode ser caracterizado com um recurso natural renovável, desde que não tenha sofrido qualquer intervenção pelo trabalho humano, além de sua renovação ser totalmente independente.

Resumidamente, os recursos naturais são os elementos presentes na natureza que agrega uma grande utilidade para o ser humano, contribuindo para a sobrevivência, o conforto e o desenvolvimento da população, bem como a ligação de todo seu processo de crescimento social.

Recursos naturais

Recursos naturais renováveis

Os recursos renováveis são aqueles que literalmente podem ser renovados logo que são utilizados, mesmo que exista ou não a ação do homem em sua recuperação. No entanto, apesar de serem considerados recursos disponíveis na natureza, esses recursos podem ser limitados, caso o consumo do mesmo seja demasiado de acordo com o tipo de recurso.

Dentre as fontes naturais recorridas pelo estão os seguinte recursos:

  • Energia solar – raios solares
  • Energia eólica – ventos
  • Energia hidráulica – água dos rios e correntes de água doce
  • Energia maremotriz – mares e oceanos
  • Energia da biomassa – matéria orgânica
  • Energia geotérmica – calor interno da Terra
  • Energia do hidrogênio – hidrogênio
  • A fauna – animais
  • A flora – plantas

A água, bem como a fauna e a flora são classificados como recursos naturais renováveis limitados, pois pode ter sua recuperação tardia ou inexistente se não houver projetos de uso controlado. No caso da água potável, já existe uma previsão afirmada por especialistas de que sem economia, esse recurso poderá acabar em pouco tempo.

O mesmo ocorre com os animais e plantas, sem programas ambientais de renovação da floresta e a procriação de espécies, há um risco eminente de extinção de ambas as vertentes. O fator principal de redução desses recursos são ações humanas relacionadas a poluição, o desmatamento, tráfico de espécies e a caça ilegal.

Em geral, nem todos esses recursos podem ser aproveitados na sua forma natural. Portanto, é necessário trabalhar na transformar esses recursos naturais para que sirvam corretamente a necessidade humana. Um exemplo de adaptação, são os recursos hídricos, que precisam ser armazenados e canalizados, e somente após esse procedimento pode ser utilizado.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Qual a cor de vela para São Jorge
Vestidos para mãe de noiva jovem
Como funciona um gerador de energia a diesel