Navegolandia » Educação » Revolução Farroupilha lideres

Revolução Farroupilha lideres

A revolução farroupilha foi uma das mais longas guerras brasileiras assim durando por 10 anos o motivo foi devido a reivindicação de abaixar os impostos do charge(carne-seca).

A revolução farroupilha e também conhecida por guerra dos farrapos foi uma das mais longas rebeliões civis brasileira, envolvendo como principais lideres Bento Gonçalves e David Canabarro a guerra se iniciou devido as reivindicações de redução de impostos do charque( carne-seca) originada das estâncias do sul.

farrapos

A guerra dos farrapos ocorreu devido as reivindicações para abaixar os impostos do charge(carne seca).

revolução se alastrou por toda região sul do país, assim tomando conta de várias cidades ela se iniciou em 1835 assim durando por dez anos. O apelido farrapos foi dado aos rio-grandenses que lutavam contra o império brasileiro, o nome foi dado devido não terem uniformes e botas adequadas para o combate.

Os imperiais que governavam o Rio Grande do Sul eram conhecidos por restauradores, conservadores, caramurus e galegos, nomes dados pelos farrapos. Os farrapos possuíam pistolas, espadas e lanças para os combates assim se tornando imbatíveis para o confronto.

As batalhas duraram por volta de dez anos, assim ocorrendo 118 confrontos e perdendo em média 3.400 homens, os  combates ocorreram nas margens do ruo Jacuí e lago Guaíba. No dia dia primeiro de março de 1845 foi anunciado pelo líder do império Marechal Luiz Alves de Lima o termino da guerra farroupilha.

Portanto em 1947 nasceu a semana farroupilha com movimentos de tradição gaucha , assim sendo oficializada em 1964 homenageando a memoria dos heróis que participaram da guerra, com apresentações culturais de 14 a 20 de setembro.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Vasco da Gama 2013
Revolução Farroupilha lideres