Navegolandia » Novidades » Roteiro para programa de rádio

Roteiro para programa de rádio

Para elaborar um roteiro de programação para rádio, necessita seguir parâmetros de locução, inserção de música, falas e até mesmo de entrevistas, mas que seguem um padrão definido de acordo com o tipo de informação a ser divulgada.

A produção de um programa de rádio, necessita de um projeto em que são incluídas todas as fases do processo de apresentação. Mesmo com a relação de notícias, informações entre outros detalhes, é importante que o repasse para o ouvinte seja realizado de forma padrão, para que haja a receptividade correta do que está sendo enviado.

A linguagem utilizada verbalmente, juntamente com a escrita e a construção de textos, fazem parte do processo de montagem de uma apresentação. Por contar apenas com o som, a comunicação no rádio se torna limitada, portanto precisa ser eficiente, ou poderá ter sua objetividade comprometida.

radialista trabalhando

No roteiro para rádio, é criado um script com cada passo a ser apresentado na respectiva programação.

O grande diferencial da programação via rádio, é o que a mesma pode ser ouvida em qualquer parte. Mantendo contato a longas distâncias, por ultrapassar as barreiras física, consegue através de temática distintas, disseminar a informação para uma pluralidade de públicos.

O texto deve seguir uma ordem de falas, mas deve seguir precisamente o tipo de locução que será feita. O roteiro usado no rádio segue o padrão da informação divulgada, ou o tipo de programação realizada. Pode ser humorística, jornalística ou mesmo musical.

Portanto é criado um script com cada passo a ser apresentado na programação. Lembrando que dependendo do estilo da programação, existem alguns termos que devem ser utilizados obrigatoriamente – Locutores enumerados na sequência em que se apresentam, música tema utilizada como vinheta, introdução ou fundo musical.

A linguagem radiofônica também se modifica de acordo com a programação mas tem precisa divulgar a informação de maneira direta, simples e clara, para que o ouvinte saiba do que se trata a mensagem. Essas são algumas das características que constituem a linguagem do rádio, outra regra é a utilização da objetividade, como tática de poder aproveitar melhor o curto espaço de tempo.

O texto radiofônico precisa ser criado a fim de que a notícia responda as seguintes questões:

  • O QUÊ? – assunto
  • QUEM? – personagens envolvidos
  • ONDE? – local onde ocorre o fato
  • QUANDO? – horário e data
  • COMO? – forma em que aconteceu o fato
  • POR QUÊ? – motivo
      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

SisFies portal
Leitura na educação infantil
Roteiro para programa de rádio