Navegolandia » Esportes » Rugby regras básicas

Rugby regras básicas

O rugby é disputado em vários países do mundo, e todas as regras são mantidas desde que o esporte foi criado a partir do futebol.

O rugby está entre os esportes mais praticados no mundo, apesar de ter surgido a partir do futebol, as normas e regras do jogo são bastante distintas. Esse jogo vem sendo praticado desde 1820, aproximadamente, no entanto, somente no ano de 1846 que as primeiras regras foram delimitadas para que o esporte ganhasse um formato mais formalizado.

Ao longo dos anos o Rugby teve suas regras modificadas inúmeras vezes, até manter o padrão atual. Indispensavelmente, o jogo deve ocorrer em 2 tempos de 40 minutos cada, com o intervalo de apenas 5 minutos. Por causa do curto tempo, os 15 jogadores de cada equipe acabam não saindo do campo, e muito menos conseguem conversar entre si.

jogadores de rugby

Existe no rugby ainda a modalidade sevens, onde a partida é disputada com 7 jogadores em cada equipe, mas são seguidas as mesmas regras.

Dentre as inúmeras regras, a partida de rugby conta com o controle de um árbitro, que é auxiliado por dois assistentes dispostos nas linhas laterais do campo. Também existe a possibilidade de ser necessário a assistência de juiz de vídeo e/ou quarto árbitro.

Com qualquer outro jogo, o objetivo do rugby é fazer o maior número de pontuação. Para alcançá-la, os jogadores podem utilizar de 4 formas diferentes de marcação:

  • Chute de Penalidade é cobrado pelo time que sofreu houve alguma falta grave, podendo optar por um chute do mesmo local onde aconteceu a falta. A bola é apoiada no chão e dado o chute que deverá passar entre as traves verticais, sobre a trave horizontal, garantindo ao time 3 pontos.
  • Try acontece quando o jogador consegue apoiar a bola no chão dentro da área de validação, chamado in-goal,(no futebol americano chama-se touchdown), atrás da linha das traves, valendo 5 pontos.
  • Drop goal acontece em qualquer momento do jogo, é efetuado um chute a gol, que obrigatoriamente deverá tocar o solo. A bola também precisa passar entre as traves verticais, sobre a trave horizontal, valendo 3 pontos.
  • Conversão é uma vantagem para o time que conseguir fazer o try. Ganha direito de chutar a gol a partir de um ponto em uma reta próximo ao local onde foi feito o try formando um ângulo reto à linha de fundo. Se passar sobre a trave horizontal, entre as traves verticais. É adquirido 2 pontos.

No ataque somente pode se derrubado o jogador que estiver em posse da bola, caso contrário é cometido penalidade. Também não se pode passar a bola para frente, somente para trás. A única forma de passar para frente é com um chute.

Jogador que mantém a posse da bola que for cair, deve deixar a bola livre, segurá-la também resulta em penalidade. Se a bola sair pela lateral do campo, poderá a equipe cobradora formar um lineout, ou seja, os jogadores fazem uma fila paralela a do adversário, a bola precisa ser lançada entre as filas. Nesse lance há uma forma de ataque bem incomum, um jogador pode ser erguido pelos companheiros a fim de pegar ou desviar o curso da bola.

A seguir um vídeo explicativo com alguns detalhes do rugby no Brasil:

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Labirintite tratamento
Rugby regras básicas
Como se preparar para engravidar